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Política de Segurança Cibernética ("Política")

Introdução

No Nubank desenvolvemos soluções simples, seguras e 100% digitais para você ter o controle do seu dinheiro literalmente nas suas mãos. Valorizamos nossos clientes e entendemos o quanto a segurança cibernética é importante para usufruírem dos nossos serviços com tranquilidade.

Aplicamos a estratégia de defesa em profundidade por meio da implementação de mais de uma camada de segurança, com o objetivo de mitigar o possível comprometimento de uma das camadas de defesa.

A segurança das suas informações está no nosso DNA e disponibilizamos aqui um resumo da nossa Política de Segurança Cibernética ("Política") para que você possa conhecer um pouco mais das nossas diretrizes para proteção dos seus dados.

Escopo

Estão sujeitos à Política as empresas do Grupo Nubank ("Nubank") e todos os seus funcionários, consultores, terceiros, fornecedores e parceiros, caso acessem, armazenem, processem ou transmitam informações pertencentes, ou sob a guarda do Nubank.

Objetivo

  1. Manter a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações de propriedade ou sob a guarda do Nubank;
  2. Estabelecer medidas para a proteção da infraestrutura que suporta os serviços e atividades de negócio;
  3. Prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes relacionados com o ambiente cibernético.

Princípios de Segurança da Informação

Confidencialidade: garantir que as informações são disponibilizadas ou divulgadas apenas a indivíduos, entidades ou processos autorizados;

Integridade: garantir que as informações são precisas, completas e protegidas de alterações indevidas, intencionais ou acidentais;

Disponibilidade: garantir que as informações são acessíveis e utilizáveis sob demanda por indivíduos, entidades ou processos autorizados.

Diretrizes

  • O acesso a sistemas, recursos e outros ativos de informação deve ser concedido mediante a uma autenticação válida e baseado em:
  • Necessidade de negócio;
  • O princípio do menor privilégio; e
  • Segregação de funções;
  • Os acessos devem ser gerenciados através de um ciclo de vida desde a criação até a desativação, incluindo revisões periódicas quanto à precisão e adequação;
  • A composição das senhas devem seguir os requisitos de complexidade e ser únicas. Não devem ser reutilizadas, compartilhadas, armazenadas em arquivos ou escritas em qualquer lugar.
  • Logs e trilhas de auditoria devem ser habilitados em ambientes de produção, protegidos de acessos e alterações não autorizados e registrar:
  • Que atividade foi executada;
  • Quem executou a atividade;
  • Quando a atividade foi executada;
  • No quê a atividade foi executada;
  • Algoritmos criptográficos devem ser aplicados conforme a necessidade em dados em repouso, em trânsito e/ou em uso;
  • Ferramentas e processos para monitorar e impedir que informações sensíveis deixem o ambiente interno de uma organização sem autorização devem estar implementados;
  • Soluções e/ou processos que permitam a prevenção, detecção, e identificação de ataques à componentes da infraestrutura do Nubank devem estar implementados;
  • Um processo de gerenciamento do ciclo de vida de vulnerabilidades, desde a identificação até a remediação, incluindo diretrizes para documentação, emissão de relatórios e divulgação deve estar implementado;
  • Soluções de software anti-malware de detecção, prevenção e recuperação ou controles equivalentes devem estar implementadas para proteger o ambiente do Nubank.
  • Ativos de informação considerados críticos, que armazenem e/ou processem informações sensíveis, devem ser restringidos às áreas segregadas da rede, com controle de acesso apropriado;
  • Bancos de dados de produção devem possuir backups suficientes para restaurar o funcionamento dos sistemas no evento de uma perda de dados ou interrupção de serviço;
  • Durante o ciclo de vida de desenvolvimento de software, requisitos de segurança devem ser aplicados para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações;
  • Deve ser feita uma avaliação de segurança antes da implementação de qualquer nova tecnologia, ferramenta ou solução em produção;
  • Procedimentos e controles voltados à prevenção, tratamento, e redução da vulnerabilidade do Nubank a incidentes de segurança cibernética, além das diretrizes para registro, análise de causa e impacto, e avaliação da relevância de incidentes, devem estar implementados;
  • Informações devem ser classificadas para auxiliar no mapeamento consistente dos ativos de informação e estabelecer o nível de proteção adequado em seu armazenamento, transmissão, e uso;
  • O Plano de Continuidade de Negócios (PCN) visa garantir que, em situação de crise, os processos essenciais e críticos sejam devidamente mantidos, preservando assim a continuidade de funções de negócios, operações e serviços críticos. O PCN deve ser testado anualmente.
  • Treinamentos de conscientização devem ser obrigatórios e realizados anualmente, apresentando os princípios de segurança da informação para auxiliar os funcionários a reconhecer situações de risco e agir corretamente;
  • O consumo e compartilhamento de  informações de incidentes e ameaças com outras instituições locais e globais deve ser feito por canais seguros;
  • A Política de Segurança Cibernética do Nubank deve ser revisada, no mínimo, anualmente.

Recomendações de Segurança para Clientes

  • Crie senhas complexas e não utilize seus dados ou informações pessoais na composição (ex.: data de nascimento ou nomes de familiares). Dê preferência para senhas compostas de pelo menos 4 palavras aleatórias.
  • Altere sua senha sempre que existir algum indício ou suspeita de vazamento, ou comprometimento das suas credenciais;
  • Evite utilizar a mesma senha em mais de um serviço, se possível use um gerenciador de senhas para o armazenamento e gerenciamento de credenciais;
  • Sua senha é pessoal e intransferível, portanto não a compartilhe e nem a anote em lugares que outras pessoas tenham fácil acesso (ex.: cadernos e bloco de notas);
  • Se possível, habilite um segundo fator de autenticação (ex.: biometria ou SMS);
  • Evite acessar sites e aplicativos bancários ou realizar transações em dispositivos (computadores, celulares e tablets) de terceiros, públicos (ex.: Lan House) ou não confiáveis. O mesmo vale para redes wireless (Wi-Fi) públicas;
  • Mantenha seus dispositivos com os sistemas operacionais e aplicativos atualizados;
  • Procure instalar uma solução de antivírus no seu computador e a mantenha atualizada;
  • Evite abrir e-mails cujo remetente ou conteúdo sejam desconhecidos;
  • Não clique em links disponibilizados em e-mails ou em mensagens SMS suspeitas e/ou desconhecidas;
  • Não realize o download ou execute arquivos anexos em e-mails suspeitos (ex.: com erros gramaticais ou tom de urgência);
  • Nunca informe dados pessoais, corporativos ou financeiros em ligações, ou mensagens recebidas de pessoas desconhecidas. O mesmo vale para sites suspeitos, sempre verifique se o site que você está acessando é realmente o verdadeiro;
  • Bloqueie o dispositivo utilizado para acessar sites e aplicativos bancários quando não o estiver utilizando;
  • Evite emprestar seu celular para pessoas desconhecidas;
  • Mantenha sempre pelo menos uma cópia de segurança (backup) de dados importantes;