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SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil

Perguntas frequentes
  • O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) que contém informações sobre operações de crédito (como empréstimos e financiamentos) e limites de créditos concedidos pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN.O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições, mediante envio de informações sobre as operações a vencer e vencidas. Assim, de acordo com a regulamentação vigente, o Nubank deve realizar mensalmente o registro no SCR das suas informações de crédito, referentes aos produtos Cartão de Crédito e Empréstimo pessoal.

  • O SCR permite que o BACEN consiga acompanhar as operações de crédito no sistema financeiro, agindo preventivamente em relação aos riscos da atividade. Além disso, as informações disponíveis no SCR podem auxiliar a decisão das instituições em disponibilizar crédito e aumentam a competição entre as instituições. Importante destacar que, independentemente do que conste no SCR a respeito das operações de responsabilidade do cliente, a decisão sobre a concessão de novas operações de crédito é exclusiva da instituição, segundo sua política de crédito.

  • O SCR é uma base que tem suas informações de operações de crédito. Por isso, estar no SCR pode inclusive ajudar a comprovar capacidade e pontualidade de pagamento. Além disso, acessando o sistema você tem visibilidade sobre todas as operações de crédito no seu nome e,consequentemente, tem maior controle sobre a sua vida financeira. Por outro lado, proporciona às instituições maior visibilidade sobre a capacidade de pagamento de clientes, possibilitando uma análise de crédito individualizada.

  • É só acessar o Registrato – Extrato do Registro de Informações, sistema que fornece para o cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo BACEN e pode ser acessado através do link ou por meio das Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou por correspondência, conforme orientações disponíveis aqui.

  • O SCR pode ser consultado por você, pelo Banco Central e pelas instituições financeiras, desde que tenham a sua autorização prévia. Aqui no Nubank, realizamos o registro das suas informações de crédito, conforme informado no item 3 da nossa Política de Privacidade. Além disso, ao aceitar os termos desta Política, você autoriza o Nubank e as empresas do mesmo grupo econômico a consultarem suas informações na base de dados do SCR. E caso o Nubank queira ceder (vender) ou dar estes créditos em garantia para terceiros, estes também poderão consultar as suas informações de crédito do SCR se tiverem acesso ao sistema.

  • Os extratos das informações constantes no SCR são elaborados com base no saldo existente no último dia do mês de referência e de acordo com critérios contábeis e metodologia específica estabelecidos pelo Banco Central do Brasil, e por isso, podem não ser iguais aos valores e saldos consultados pelo app ou pela fatura enviada por email. Quaisquer pagamentos realizados após a data de referência consultada serão considerados nos saldos relacionados ao mesmo mês do pagamento, já que há uma diferença temporal entre a data do pagamento, o dia em que enviamos as informações ao Banco Central e o tempo necessário para que a informação seja processada e disponibilizada no Registrato pelo Banco Central. Por exemplo, se você fizer um pagamento no dia 15/janeiro, este será considerado no seu saldo referente à data base de 31/janeiro. Os dados informados na data base anterior ao pagamento não são atualizados.

  • Caso você encontre um erro no SCR por parte do Nubank, é só entrar em contato conosco em um dos nossos canais de atendimento: e-mail (meajuda@nubank.com.br), chat no app ou telefone (0800 591 2117).