Pular para o conteúdo principal

This content is also available in English.

SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil

Perguntas frequentes

  • O que é o SCR?

    Plus
    O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) que contém informações sobre operações de crédito (como empréstimos e financiamentos) e limites de créditos concedidos pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN.O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições, mediante envio de informações sobre as operações a vencer e vencidas. Assim, de acordo com a regulamentação vigente, o Nubank deve realizar mensalmente o registro no SCR das suas informações de crédito, referentes aos produtos Cartão de Crédito e Empréstimo pessoal.
  • Qual a finalidade?

    Plus
    O SCR permite que o BACEN consiga acompanhar as operações de crédito no sistema financeiro, agindo preventivamente em relação aos riscos da atividade. Além disso, as informações disponíveis no SCR podem auxiliar a decisão das instituições em disponibilizar crédito e aumentam a competição entre as instituições. Importante destacar que, independentemente do que conste no SCR a respeito das operações de responsabilidade do cliente, a decisão sobre a concessão de novas operações de crédito é exclusiva da instituição, segundo sua política de crédito.
  • Quais os benefícios do SCR?

    Plus
    O SCR é uma base que tem suas informações de operações de crédito. Por isso, estar no SCR pode inclusive ajudar a comprovar capacidade e pontualidade de pagamento. Além disso, acessando o sistema você tem visibilidade sobre todas as operações de crédito no seu nome e,consequentemente, tem maior controle sobre a sua vida financeira. Por outro lado, proporciona às instituições maior visibilidade sobre a capacidade de pagamento de clientes, possibilitando uma análise de crédito individualizada.
  • Como consulto o SCR?

    Plus
    É só acessar o Registrato – Extrato do Registro de Informações, sistema que fornece para o cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo BACEN e pode ser acessado através do link ou por meio das Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou por correspondência, conforme orientações disponíveis aqui.
  • Quem pode consultar minhas informações no SCR?

    Plus
    O SCR pode ser consultado por você, pelo Banco Central e pelas instituições financeiras, desde que tenham a sua autorização prévia. Aqui no Nubank, realizamos o registro das suas informações de crédito, conforme informado no item 3 da nossa Política de Privacidade. Além disso, ao aceitar os termos desta Política, você autoriza o Nubank e as empresas do mesmo grupo econômico a consultarem suas informações na base de dados do SCR. E caso o Nubank queira ceder (vender) ou dar estes créditos em garantia para terceiros, estes também poderão consultar as suas informações de crédito do SCR se tiverem acesso ao sistema
  • Os saldos mostrados no extrato do Registrato não são iguais aos da minha fatura ou app. O que pode estar acontecendo?

    Plus
    Os extratos das informações constantes no SCR são elaborados com base no saldo existente no último dia do mês de referência e de acordo com critérios contábeis e metodologia específica estabelecidos pelo Banco Central do Brasil, e por isso, podem não ser iguais aos valores e saldos consultados pelo app ou pela fatura enviada por email. Quaisquer pagamentos realizados após a data de referência consultada serão considerados nos saldos relacionados ao mesmo mês do pagamento, já que há uma diferença temporal entre a data do pagamento, o dia em que enviamos as informações ao Banco Central e o tempo necessário para que a informação seja processada e disponibilizada no Registrato pelo Banco Central. Por exemplo, se você fizer um pagamento no dia 15/janeiro, este será considerado no seu saldo referente à data base de 31/janeiro. Os dados informados na data base anterior ao pagamento não são atualizados.
  • O que faço se encontrar um erro nos meus dados do SCR?

    Plus
    Caso você encontre um erro no SCR por parte do Nubank é só entrar em contato conosco através de um dos nossos canais de atendimento: e-mail (meajuda@nubank.com.br), chat ou telefone (0800 591 2117). Caso os dados não sejam corrigidos ou excluídos, você pode registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do BACEN ou questionar, na esfera judicial, a instituição responsável pelo lançamento considerado inexato.