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Introdução
No Nubank desenvolvemos soluções simples, seguras e 100% digitais para você ter o controle do seu dinheiro nas suas mãos. Valorizamos nossos clientes e entendemos o quanto a segurança cibernética é importante para usufruírem dos nossos serviços com tranquilidade.
Aplicamos uma estratégia de defesa em profundidade, implementando múltiplas camadas de segurança para mitigar o potencial comprometimento de qualquer camada individual.
A segurança das suas informações está no nosso DNA e disponibilizamos aqui um resumo da nossa Política de Segurança Cibernética ("Política") para que você possa conhecer um pouco mais das nossas diretrizes para proteção dos seus dados
Escopo
Estão sujeitos à Política as empresas do Grupo Nubank ("Nubank") e todos os seus funcionários, consultores, terceiros, fornecedores e parceiros, caso acessem, armazenem, processem ou transmitam informações pertencentes, ou sob a guarda do Nubank.
Objetivo
1. Manter a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações de propriedade ou sob a guarda do Nubank;
2. Estabelecer medidas para a proteção da infraestrutura que suporta os serviços e atividades de negócio;
3. Prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes relacionados com o ambiente cibernético.
Princípios de Segurança da Informação
Confidencialidade: garantir que as informações são disponibilizadas ou divulgadas apenas a indivíduos, entidades ou processos autorizados;
Integridade: garantir que as informações são precisas, completas e protegidas de alterações indevidas, intencionais ou acidentais;
Disponibilidade: garantir que as informações são acessíveis e utilizáveis sob demanda por indivíduos, entidades ou processos autorizados.
Governança e Responsabilidade
A segurança no Nubank é gerenciada por uma estrutura de governança robusta, encabeçada por um executivo e apoiada por equipes especializadas. Essa estrutura garante que as responsabilidades de segurança sejam claramente definidas, implementadas e monitoradas em toda a organização, assegurando o comprometimento de todos os níveis da empresa com a segurança dos seus dados.
Diretrizes
- O acesso a sistemas, recursos e outros ativos de informação deve ser concedido mediante a uma autenticação válida e baseado em:
- Necessidade de negócio;
- O princípio do menor privilégio; e
- Segregação de funções;
- Os acessos devem ser gerenciados através de um ciclo de vida desde a criação até a desativação, incluindo revisões periódicas quanto à precisão e adequação;
- A composição das senhas devem seguir os requisitos de complexidade e ser únicas. Não devem ser reutilizadas, compartilhadas, armazenadas em arquivos ou escritas em qualquer lugar.
- Logs e trilhas de auditoria devem ser habilitados em ambientes de produção, protegidos de acessos e alterações não autorizados e registrar:
- Que atividade foi executada;
- Quem executou a atividade;
- Quando a atividade foi executada;
- No quê a atividade foi executada;
- Algoritmos criptográficos devem ser aplicados conforme a necessidade em dados em repouso, em trânsito e/ou em uso;
- Ferramentas e processos para monitorar e impedir que informações sensíveis deixem o ambiente interno de uma organização sem autorização devem estar implementados;
- Práticas de segurança devem ser integradas em todas as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de produtos, desde a concepção até a implementação. Isso inclui revisões de arquitetura, análises de código e testes de segurança contínuos para garantir que nossos produtos nasçam seguros.
- Um processo de gerenciamento do ciclo de vida de vulnerabilidades, desde a identificação até a remediação, incluindo diretrizes para documentação, emissão de relatórios e divulgação deve estar implementado;
- Soluções de software anti-malware de detecção, prevenção e recuperação ou controles equivalentes devem estar implementadas para proteger o ambiente do Nubank.
- Ativos de informação considerados críticos, que armazenem e/ou processem informações sensíveis, devem ser restringidos às áreas segregadas da rede, com controle de acesso apropriado;
- Bancos de dados de produção devem possuir backups suficientes para restaurar o funcionamento dos sistemas no evento de uma perda de dados ou interrupção de serviço;
- Deve ser feita uma avaliação de segurança antes da implementação de qualquer nova tecnologia, ferramenta ou solução em produção;
- Avaliações de segurança dos nossos parceiros e fornecedores críticos devem ser realizadas para garantir que eles mantenham um nível de segurança compatível com os nossos padrões, estendendo a segurança por toda a nossa cadeia de suprimentos;
- Informações devem ser classificadas para auxiliar no mapeamento consistente dos ativos de informação e estabelecer o nível de proteção adequado em seu armazenamento, transmissão, e uso;
- O Plano de Continuidade de Negócios (PCN) visa garantir que, em situação de crise, os processos essenciais e críticos sejam devidamente mantidos, preservando assim a continuidade de funções de negócios, operações e serviços críticos. O PCN deve ser testado anualmente.
- Treinamentos de conscientização devem ser obrigatórios e realizados anualmente, apresentando os princípios de segurança da informação para auxiliar os funcionários a reconhecer situações de risco e agir corretamente;
- Um processo contínuo de monitoramento e um plano estruturado de resposta a incidentes para identificar, conter, mitigar e remediar ameaças cibernéticas de forma ágil. Para isso, são implementados procedimentos e controles para prevenir e tratar vulnerabilidades, além de diretrizes para o registro, análise de causa e impacto, e avaliação da relevância dos incidentes de segurança cibernética. Em caso de incidentes com impacto significativo nos clientes, a comunicação será transparente, com fornecimento das orientações necessárias.
- O consumo e compartilhamento de informações de incidentes e ameaças com outras instituições locais e globais deve ser feito por canais seguros;
- A Política de Segurança Cibernética do Nubank deve ser revisada, no mínimo, anualmente.
Recomendações de Segurança para Clientes
- Crie senhas complexas e não utilize seus dados ou informações pessoais na composição (ex.: data de nascimento ou nomes de familiares). Dê preferência para senhas compostas de pelo menos 4 palavras aleatórias.
- Altere sua senha sempre que existir algum indício ou suspeita de vazamento, ou comprometimento das suas credenciais;
- Evite utilizar a mesma senha em mais de um serviço, se possível use um gerenciador de senhas para o armazenamento e gerenciamento de credenciais;
- Sua senha é pessoal e intransferível, portanto não a compartilhe e nem a anote em lugares que outras pessoas tenham fácil acesso (ex.: cadernos e bloco de notas);
- Se possível, habilite um segundo fator de autenticação (ex.: biometria ou multifator de autenticação - MFA);
- Evite acessar sites e aplicativos bancários ou realizar transações em dispositivos (computadores, celulares e tablets) de terceiros, públicos (ex.: Lan House) ou não confiáveis. O mesmo vale para redes wireless (Wi-Fi) públicas;
- Mantenha seus dispositivos com os sistemas operacionais e aplicativos atualizados;
- Procure instalar uma solução de antivírus no seu computador e a mantenha atualizada;
- Evite abrir e-mails cujo remetente ou conteúdo sejam desconhecidos;
- Não clique em links disponibilizados em e-mails ou em mensagens SMS suspeitas e/ou desconhecidas;
- Não realize o download ou execute arquivos anexos em e-mails suspeitos (ex.: com erros gramaticais ou tom de urgência);
- Nunca informe dados pessoais, corporativos ou financeiros em ligações, ou mensagens recebidas de pessoas desconhecidas. O mesmo vale para sites suspeitos, sempre verifique se o site que você está acessando é realmente o verdadeiro;
- Bloqueie o dispositivo utilizado para acessar sites e aplicativos bancários quando não o estiver utilizando;
- Evite emprestar seu celular para pessoas desconhecidas;
- Mantenha sempre pelo menos uma cópia de segurança (backup) de dados importantes.