Nubank

Contrato de Cartão de Crédito

Vigência: 21/10/2025

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Esse contrato rege os produtos contratados por você no âmbito da sua conta de pagamento pós-paga. Ou seja, você usa os serviços ou produtos e, depois, paga por eles em uma data futura. São todas as transações que você visualiza na sua fatura.

Lembre-se de que para que o contrato possa ser formalizado, o Nubank poderá solicitar alguns dados pessoais, tais como nome, CPF, e outras informações para fins de cadastro e ao longo da sua jornada pelo aplicativo.

1. Serviços que podem vir na sua fatura

Isso significa que além do cartão de crédito, você terá acesso a outros produtos na função crédito.

Serviço que permite que você retire dinheiro com o seu cartão na função crédito, no país ou no exterior, nas redes de saque, por meio de uma operação de empréstimo. Para o saque no exterior, tarifas poderão ser cobradas pela rede de saque.

Serviço que permite que você faça pagamentos instantâneos por meio do Pix utilizando a função crédito. O Pix é realizado ainda que você não tenha valores na sua conta, por meio de um empréstimo que será cobrado na sua fatura.

Serviço que possibilita a realização de transações de pagamentos, por meio do aplicativo ou diretamente no site dos estabelecimentos credenciados junto ao Nubank.

Serviço que permite que você pague boletos na função crédito. O pagamento do boleto é realizado ainda que você não tenha valores na sua conta, por meio de um empréstimo que será cobrado na sua fatura.

2. Cartão de Crédito

Função crédito
Permite que você realize compras hoje que serão pagas futuramente.


Análise de crédito
Primeiro, o Nubank realizará uma análise de crédito de você e do seu perfil, que poderá ser aprovada ou reprovada, conforme as políticas de crédito do Nubank.

E se a análise de crédito for reprovada?
O Nubank poderá fazer novas análises no futuro. Se você for aprovado depois, você será avisado. 


Limite de Crédito

Você pode usar o seu cartão de crédito até o valor do seu limite disponível. Toda vez que você usar o cartão ou uma de suas funcionalidades, o valor será descontado do limite. Ele voltará a ficar disponível em até 3 dias úteis do pagamento da fatura.

imagem do cartão de crédito Nubank com uma barra inferior ilustrando o controle do seu limite.

O seu limite pode ser comprometido com:

Alterações do limite

• Redução
Você pode solicitar a redução por meio do ajuste na barra de limite de crédito no aplicativo ou em contato com o Nubank.

• Aumento

É possível aumentar via ajuste na barra de limite de crédito até o limite de crédito concedido.

O aumento de limite de crédito só será efetivo após a sua concordância. Você pode concordar ao realizar ajuste na barra de limite de crédito dentro do aplicativo ou por meio de comunicação a partir de outros canais do Nubank. O uso do cartão na função crédito, após as comunicações de aumento, implicará sua expressa concordância com o novo limite de crédito.

Sim, a qualquer momento, conforme a lei aplicável. Você será avisado dessa redução com 30 dias de antecedência ou no prazo previsto pela regulamentação em vigor.

Em algumas ocasiões, o Nubank pode te oferecer um aumento de limite. O aumento de limite só acontecerá se você aceitar a oferta. 

Caso você ultrapasse o seu limite de crédito em uma compra, o Nubank poderá realizar a avaliação emergencial de crédito e autorizar uma transação específica. A autorização não aumentará o limite de crédito que você contratou de forma permanente. Você poderá cancelar esse serviço quando quiser, sem qualquer custo.

Compras no Cartão

É possível fazer compras
à vista ou de forma parcelada.

Imagem do App Nubank na área de Meus Cartões

Compras Parceladas

  • Opção oferecida apenas para estabelecimentos do Brasil.
  • Desconto do valor total da compra no seu limite na hora.
  • Podem ter juros mensais, que serão informados no momento da compra pelo próprio estabelecimento.

O Nubank não é responsável pela recusa do seu cartão em estabelecimentos.


Compras internacionais

Você poderá usar o seu cartão de crédito em outros países para fazer compras ou saques em moeda estrangeira. Também poderá comprar em sites internacionais, desde que siga as regras do Banco Central do Brasil sobre operações de câmbio.

Conversão

A taxa de câmbio usada pelo Nubank é baseada na média do mercado de varejo para pessoas físicas. Ela pode ser um pouco acima ou abaixo da taxa média do Banco Central do Brasil.

O Nubank converterá o valor para reais, com base na cotação do dia da autorização da compra.

O Nubank primeiro converterá o valor para o dólar e, depois, para o real.

Mesmo que o estabelecimento mostre o valor em reais, essa conversão ainda acontecerá:

Real → Dólar → Real (valores aproximados).

Tributos e regras de câmbio

Você pagará os tributos envolvidos na conversão do valor e envio de dinheiro para o exterior. Esses valores vão aparecer na sua fatura. Se o Nubank não conseguir mandar o valor para fora do país, você será responsável por pagar o valor de variação do câmbio quando o envio for autorizado.

O Nubank informará ao Banco Central do Brasil sobre as transações que você fizer fora do Brasil. Ele poderá compartilhar esses dados com a Receita Federal ou outro órgão público, a qualquer momento.

E se acontecer algo com o cartão?

Em casos de perda, extravio, furto ou fraude, não se preocupe! É só seguir os passos abaixo.

  1. Fale com o Nubank pelos canais de atendimento.
    Seu cartão de crédito poderá ser bloqueado e cancelado na hora.
    Basta acessar a aba Me roubaram ou a Central de Ajuda e Segurança do Nubank.
  2. Envie o boletim de ocorrência ao Nubank. 
  3. Conteste cobranças relacionadas a perda, roubo ou fraude do seu cartão.
    Você tem até 30 dias após a transação para fazer isso. Se não contestar, o Nubank entenderá que você concordou com a compra.
  4. Peça a 2ª via do seu cartão de crédito.

    Você autoriza o Nubank a atualizar o novo número do cartão nos estabelecimentos que fazem cobranças recorrentes. Isso somente será feito com estabelecimentos aprovados pela bandeira. Se não quiser essa atualização, é só pedir.

Mas, lembre-se: qualquer transação autorizada por senha ou qualquer uso com má-fé, indevido ou suspeito do seu cartão de crédito será de sua exclusiva responsabilidade.

3. O que é a fatura?

Documento eletrônico disponibilizado mensalmente nos canais do Nubank que apresenta todas as transações realizadas por você na sua conta pós-paga no mês anterior. 

A sua fatura indicará:

a. Gastos feitos com seu cartão de crédito, tanto nas compras à vista quanto parceladas

b. Gastos feitos com os outros serviços disponibilizados na sua conta pós-pagas (Pix no crédito, boleto no crédito, saque, NuPay, etc.)

c. Juros e impostos

d.  Pagamentos da fatura realizados antes do seu fechamento

e.  Valor total da fatura

f. Pagamento mínimo para não entrar em atraso

g.  Limite de crédito disponível

h. Limite de crédito utilizado

i.  Taxas e encargos aplicados, incluindo os de atraso

j.  Custo efetivo total

k.  Créditos e estornos

O Nubank não será responsável pelos casos em que o produto ou serviço comprado não for entregue, vier com defeito ou com uma diferença no preço.

Confira todos os valores lançados na sua fatura. Se discordar de algum deles, e forem compras realizadas com seu cartão Nubank Mastercard, você terá até 90 dias da data de compra para contestá-lo. Durante esse período, o Nubank poderá suspender a cobrança do valor contestado, mas você precisará pagar o restante da sua fatura.

O valor contestado poderá ocupar parte do seu limite até o fim da análise. Se você não fizer a contestação no prazo indicado, o Nubank entenderá que você concordou com os valores cobrados.

Para compras feitas utilizando o Nupay, você precisará seguir as regras de contestação previstas no Regulamento do produto, que podem ser encontradas no site do NuPay.

Você poderá pagar a sua fatura pelos meios disponíveis no aplicativo do Nubank. Caso você escolha pagar com boleto, lembre-se de apenas usar boletos gerados no aplicativo do Nubank.

Como faço para pagar a fatura?

Para pagar, escolha entre as seguintes opções:

Você paga o seu saldo e libera seu limite, sem juros ou multa.


Sempre a melhor escolha!

Pelo aplicativo, você dá uma entrada e divide o saldo atual em parcelas fixas com juros e IOF que cabem no seu bolso.

Ideal para quando você precisar de mais tempo para pagar.

Você pagará um valor entre o mínimo, que será apresentado a você na fatura, e o total devido. 


O saldo restante será cobrado com juros rotativo indicados na sua fatura e IOF. O valor dos juros aumenta diariamente, e você poderá quitar quando quiser.

Ideal para quando você tiver certeza que vai pagar o valor total devido em poucos dias.

Ao pagar um valor menor que o mínimo ou não efetuar nenhum pagamento, você entrará em atraso. Além de todos os encargos, como juros, IOF e multa, você terá o seu cartão bloqueado e poderá ter seu CPF negativado.

Nunca é uma boa escolha, veja abaixo mais detalhes sobre falta ou atraso no pagamento.

Valor mínimo

O valor mínimo é indicado na fatura, que deve ser paga por você até o vencimento. Este valor será composto por: (a) 15% do valor total dos lançamentos em aberto e saldo rotativado da fatura anterior, (b) juros remuneratórios correspondentes aos juros da modalidade "rotativo", (c) valor total da modalidade "parcelamentos", incluindo juros e valor principal, (d) saldo total em atraso, (e) juros moratórios de 1%, (f) tributos/impostos, e (g) multa de 2%.

Falta ou atraso no pagamento

Se houver atraso no pagamento de obrigações deste contrato, seu cartão será bloqueado e poderá ser cancelado, independente de notificação. Neste caso, o seu nome poderá ser incluído em órgãos de proteção de crédito, e você poderá ter suas obrigações cobradas antecipadamente.

Fique ciente de que o atraso no pagamento poderá ter impactos em outros produtos que você tenha contratado com o Nubank.

O valor da fatura em atraso será calculado conforme a Resolução CMN 4.882/2020, considerando:

• o total das compras e lançamentos ainda não pagos
• juros de mora de 1% ao mês
• multa de 2% sobre o valor vencido
• IOF
• outros encargos

Consulte os valores atualizados pelo aplicativo ou canais de atendimento. 

Os juros serão calculados de forma composta (capitalizados diariamente com base de 365 dias). Você poderá consultar a porcentagem de juros por meio da sua fatura.

Sim. A fatura continuará válida e poderá ser cobrada normalmente.

Regularização da dívida

Você autoriza o Nubank, a qualquer tempo, a debitar valores de sua conta do Nubank, bem como realizar o resgate total ou parcial de seus investimentos mantidos junto ao Nubank ou empresas do seu grupo, e a utilizar valores de novos depósitos ou aplicações para quitar quaisquer valores devidos em decorrência de atraso no pagamento, uso indevido, fraude ou qualquer outra prática que gere obrigação de ressarcimento perante o Nubank.

4. Direitos

Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá os seguintes direitos:

Pagar antecipadamente mediante desconto proporcional nos juros, conforme previsto em lei.

Para compras realizadas de forma online ou por telefone em que você se arrependa, você tem até 7 dias para cancelar essa compra diretamente com o estabelecimento.
Não se esqueça de pedir o comprovante de cancelamento e o reembolso ao estabelecimento.

Você poderá acessar sua fatura, a qualquer momento, pelo aplicativo ou, após fechada, acessando o aplicativo mensalmente e solicitando seu envio para o e-mail cadastrado.

5. Deveres

Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá os seguintes deveres:

Conferir o pagamento das suas faturas, para evitar o bloqueio do seu cartão e o término deste contrato.

Pagar eventuais encargos aplicáveis à função contratada.


Consultar valores

Ler a Política de Privacidade do Nubank e seguir as suas regras, que também fazem parte deste contrato.


Ler Política

Cuidar do seu cartão e memorizar as suas senhas para impedir que outras pessoas o utilizem sem sua autorização. Lembre-se também de não exibi-lo em locais públicos e nas redes sociais.
Se você fizer isso, o Nubank poderá cancelar o seu cartão para sua segurança.

Manter o seu aplicativo atualizado e possuir smartphone que tenha os requisitos mínimos determinados pelo Nubank.

Atualizar e manter atualizados os seus dados cadastrais, informando ao Nubank sobre qualquer alteração.
Lembre-se de manter seu e-mail sempre atualizado para que o Nubank possa realizar os procedimentos de segurança necessários.

6. E se uma cláusula for descumprida?

O Nubank poderá cancelar ou bloquear o seu cartão, em todas as funções contratadas. Veja abaixo as hipóteses de bloqueio da conta e de encerramento do contrato. 

Bloqueio do cartão

• Dados cadastrais suspeitos
Se houver alguma dúvida ou inconsistência nas suas informações pessoais (como nome, endereço, etc.)

• Movimentações fora do seu padrão
Caso você comece a fazer transações muito diferentes do seu habitual (valores muito altos, em locais incomuns, etc.)

• Suspeita de crimes financeiros
Se houver qualquer indício de que o seu cartão e a sua conta do Nubank estão sendo usados para atividades ilegais, como lavagem de dinheiro.

• Uso indevido da conta
Se você desrespeitar qualquer regra dos contratos que assinou com o Nubank.

• Problemas com transações
Se houver suspeita de fraude em transações no seu cartão ou se ocorrer alguma falha técnica no sistema durante a transação.

• Falta de envio de documentos
Se o Nubank pedir para você enviar novos documentos ou atualizar suas informações e você não o fizer. 

• Atraso no pagamento
Caso você tenha alguma fatura ou dívida em atraso com o Nubank.

• Uso do cartão de forma ilegal
Se o Nubank perceber movimentações suspeitas ou irregulares, como, por exemplo, participação de jogos de azar, a sua conta e o seu cartão poderão ser bloqueados. 

Encerramento do contrato

• Por você
Por meio de comunicação ao Nubank, a qualquer momento e sem precisar explicar o motivo.

Pelo Nubank
Por meio de comunicação a você, por escrito, com 5 dias de antecedência, a qualquer momento e sem precisar explicar o motivo, desde que observado o aviso prévio.

O Nubank encerrar seu contrato, a qualquer momento, com efeito imediato, nas seguintes hipóteses:

• Restrições no seu nome

Se você tiver o nome negativado (em serviços como SPC/Serasa) ou outras restrições de crédito.

• Informações cadastrais irregulares

Se forem encontradas irregularidades graves nos seus dados cadastrais, conforme as normas do Banco Central do Brasil.

• Atividades suspeitas
Caso o Nubank identifique movimentações muito fora do seu padrão de uso, utilização do seu cartão e da sua conta Nubank de forma ilegal, suspeita de crimes financeiros (como lavagem de dinheiro), informações cadastrais inconsistentes. Se você não enviar novos documentos para comprovar sua identidade e renda quando o Nubank solicitar. 

• Atualização cadastral
Se você não enviar novos documentos para comprovar sua identidade e renda quando o Nubank solicitar. 

• Análise cadastral inicial 
Caso a análise inicial cadastral não seja satisfatória por discricionariedade do Nubank.

Uso incorreto do cartão
Se você usar o seu cartão de crédito ou a sua conta do Nubank de uma forma que desrespeite as regras do contrato que você assinou.

• Cartão parado
Se você não movimentar o seu cartão por 12 meses seguidos.

• Uso indevido da marca
Se você usar a marca ou qualquer propriedade intelectual do Nubank sem autorização.

• Comunicação ofensiva
Se você usar linguagem ou materiais desrespeitosos ao se comunicar com o Nubank ou seus funcionários.

• Falecimento ou incapacidade
Em caso de falecimento, interdição judicial (quando a pessoa é considerada incapaz de gerir seus próprios bens) ou insolvência (dívidas maiores que o patrimônio) do titular do cartão.

O encerramento do seu cartão e da sua conta do Nubank está condicionado ao resgate total dos recursos. Você autoriza o Nubank a realizar o resgate antecipado de quaisquer aplicações e produtos financeiros mantidos na sua conta. Caso o Nubank encerre seu cartão e a sua conta do Nubank de forma imediata, você deverá informar seus dados bancários o quanto antes para a devolução dos recursos depositados.

7. SCR

SCR é a sigla para Sistema de Informações de Crédito, um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil, que contém informações sobre operações e limites de créditos concedidos pelas instituições financeiras.

As instituições financeiras, inclusive o Nubank, enviam esses dados regularmente para manter seu histórico sempre atualizado no SCR.

O fato de suas informações constarem no SCR não significa necessariamente que seu nome esteja em cadastros de restrição de crédito, como os usados por órgãos de proteção ao crédito.

Na prática, ele é uma espécie de histórico financeiro atualizado mensalmente pelas instituições com as informações de crédito dos clientes.

Você autoriza o Nubank a:

• compartilhar com o Banco Central do Brasil os seus dados e as suas informações relacionadas ao valor de seu limite de crédito, a fim de que passe a integrar o SCR. 

• a qualquer tempo, mesmo após a extinção do contrato, a consultar eventuais informações a seu respeito existentes no SCR.

Você declara que eventual consulta anterior, para fins de celebração deste contrato, contou com a sua prévia autorização. 

Você poderá ter acesso aos dados do SCR pelos meios colocados à sua disposição pelo Banco Central do Brasil.


8. Autorização de Dados para Prevenção de Fraudes

Você concorda e autoriza que o Nubank processe, armazene e compartilhe os seus dados pessoais para subsidiar procedimentos de controles e prevenção de fraudes, conforme a Resolução Conjunta n.º 6 de 2023 do Banco Central do Brasil.


9. Disposições finais

Ao aderir a este contrato, você precisa saber de algumas informações importantes.

  • Tolerância
    Caso haja qualquer valor devido, o Nubank poderá cobrar o valor integral devido a qualquer momento.
  • Categoria
    O Nubank poderá cancelar automaticamente um cartão com categoria desatualizada e reemitir um novo para você.
  • Título executivo
    Você reconhece que os valores da fatura são uma dívida líquida, certa e exigível. O contrato, junto com a fatura, podem ser usados como título executivo extrajudicial para cobrança judicial, conforme o artigo 784, III, do Código de Processo Civil. Esta cláusula prevalecerá mesmo após o encerramento do contrato.
  • Registro
    Você autoriza o Nubank, em caráter irrevogável e irretratável, a levar a registro em quaisquer órgãos públicos, cartórios e instituições de custódia e liquidação financeira de títulos, os contratos que você aderiu junto ao Nubank.
  • Dias úteis
    São considerados dias úteis, para fins desse contrato, aqueles indicados na lista da Febraban.
  • Documentos complementares
    As mensagens que o Nubank te enviar, seja por e-mail, push notification, aplicativo de mensagem ou SMS e telas da jornada do aplicativo, farão parte deste contrato.
  • Validade do contrato
    Este contrato começa a valer no momento do seu aceite e permanecerá válido por tempo indeterminado.
  • Alterações e atualizações do contrato
    O Nubank pode alterar o contrato a qualquer momento. Nesse caso, será enviado um aviso por escrito com 15 dias de antecedência. Se você não concordar com a mudança, poderá encerrar o contrato.

    O Nubank também poderá oferecer ou parar de oferecer produtos e serviços para o seu cartão. Se, mesmo assim, você continuar usando o cartão, o Nubank entenderá que você concordou com as novas condições.
  • Comunicações com órgãos administrativos
    O Nubank poderá compartilhar os seus dados pessoais com alguns órgãos, como Banco Central do Brasil, Receita Federal do Brasil e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
  • Relação entre você e o Nubank

    Ao aceitar os termos e condições do Nubank, você estará iniciando um relacionamento com todas as empresas do grupo Nubank, podendo adquirir ou usar os demais produtos oferecidos pelo aplicativo.
  • Políticas de descontos
    O Nubank poderá criar políticas de descontos sobre juros e encargos financeiros a qualquer momento.
  • Custos relacionados ao contrato
    Você pagará as despesas relacionadas a este contrato. Isso inclui tributos, depósitos obrigatórios e outras despesas que surjam. 

    Exemplos: ônus ou custas, despesas com registros cartoriais e gastos judiciais ou extrajudiciais, protestos, elaboração de cadastros ou outros custos para manter a segurança, manutenção, comprovação da existência e regularidade do crédito.
  • Cláusula mandato

    • Você autoriza e nomeia a Nu Pagamentos como sua procuradora, com poderes especiais, para:
      • Negociar e obter crédito perante instituições financeiras autorizadas a operar, outorgando-lhe poderes especiais para assinar contratos de financiamento.
      • Abrir conta para movimentar os valores financiados, acertar prazos, juros e ônus da dívida e repactuar taxas de juros.
      • Emitir títulos representativos do débito perante as instituições financeiras ou, ainda, substabelecer em todo ou em parte os poderes aqui outorgados.
    • Você autoriza e nomeia a Nu Financeira como sua procuradora, com poderes especiais, para:
      • Obter financiamento do seu saldo devedor.
      • Constituir-se fiadora, avalista e principal garantidora do financiamento e juros incidentes. 
        diante de inadimplência, liquidar o valor do débito perante a instituição financeira.
      • Cobrar você diretamente.
      • Ceder seu crédito referente a esses financiamentos e negociá-los no mercado, inclusive como garantia.

10. Principais canais de contato

Fale com nossos atendentes pelo chat no app Nubank, disponível 24h por dia, ou se preferir, ligue para a Central de Atendimento de acordo com a sua região. Use os canais de Ouvidoria para situações nas quais você já tenha passado pela Central de Atendimento e ela não tenha solucionado a sua demanda.

Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat. Basta abrir o chat no app.

Central de Atendimento

4020 0185

Capitais e Regiões metropolitanas

0800 591 2117

Demais Localidades

0800 887 0463

Ouvidoria

E-mail Ouvidoria

Este contrato está sendo celebrado com:

CNPJ: 18.236.120/0001-58

Rua Capote Valente, nº 120, 01º ao 08º andar, 09º andar, conjunto 902, e 16º andar,
Pinheiros,
CEP 05409-000,
São Paulo - SP

CNPJ: 30.680.829/0001-4

Rua Capote Valente, nº 120, 12° ao 15° andares, Pinheiros,
CEP 05409-000,
São Paulo - SP

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