
Vigência: 23/12/2025
Estes são os Termos e Condições de NuCripto, que explicam de forma simples como o serviço funciona, quais são seus direitos e responsabilidades e em quais situações podemos limitar, bloquear ou encerrar o serviço. Ao usar nossos serviços de ativos virtuais, você concorda com as regras abaixo.
A propriedade dos ativos virtuais adquiridos é exclusivamente sua. O Nubank pode manter a posse ou a custódia para prestar o serviço de intermediação.
Você pode ver no aplicativo do Nubank os ativos disponíveis para negociação.
Se um ativo virtual for descontinuado ou ficar indisponível, avisaremos pelo aplicativo do Nubank.
Se o seu cadastro não estiver atualizado, o Nubank pode recusar ou cancelar ordens e não executar operações, sem assumir responsabilidade nessas hipóteses.
O Nubank não é proprietário e não controla os protocolos e redes dos ativos virtuais, considerando sua natureza aberta e descentralizada.
Por isso, não garantimos sua funcionalidade, segurança ou disponibilidade, nem assumimos responsabilidade por sua operação, manutenção ou desenvolvimento. Forks (alterações de protocolo) podem criar redes paralelas e alterar valor, função ou nome de ativos virtuais.
O Nubank pode publicar posicionamentos e decidir, a seu exclusivo critério, se dará suporte a uma ou mais redes resultantes de tais eventos.
A custódia pode ser feita pelo Nubank, ou por custodiantes, ou entidades autorizadas contratadas.
• esses prestadores podem manter seguro para certos riscos de custódia ou negociação dos ativos virtuais.
• se houver indenização, o Nubank repassará aos clientes afetados, quando aplicável.
• você autoriza o Nubank a utilizar, a seu favor, a título de floating ou similar, ativos virtuais sob custódia, sem afetar os valores demonstrados na sua conta, que permanecem disponíveis a qualquer momento.
Esta seção explica como a sua Conta do Nubank se conecta às operações de ativos virtuais com cripto, de onde vem o saldo para operar, o que pode ser debitado ou creditado e onde acessar os detalhes do contrato da conta.

Saldo para operar: Use o saldo disponível na sua Conta do Nubank para realizar operações.
Débitos e créditos: O valor das transações é debitado ou creditado na sua conta do Nubank.
Custos e tributos: Poderão ser debitados custos operacionais, taxas e tributos relacionados às operações.
Valores a seu favor: Poderão ser creditados eventuais s valores devidos a você.
Para operações com parceiros no exterior, podemos usar Serviços de eFX (pagamento ou transferência internacional)
• você autoriza os Prestadores de eFX a agir em seu nome, como procuradores, para que possam realizar pagamentos ou transferências internacionais, podendo substabelecer em todo ou em parte os poderes aqui outorgados.
• os Prestadores de Serviço de eFX poderão, a qualquer momento, suspender os serviços de eFX para reparos, manutenção ou melhorias.
• a entrega de recursos relativos ao pagamento ou transferência internacional será feita a partir da sua Conta do Nubank.
• os Serviços eFX estão sujeitos às regras definidas pelo contrato de Conta do Nubank e por estes Termos e Condições.
Para comprar ativos com parceiros no exterior, o Nubank pode usar Serviços de eFX (pagamento ou transferência internacional) por meio de Prestadores de Serviço de eFX. Você autoriza esse uso quando necessário para suas operações, sem custos adicionais.
• você envia a ordem pelo aplicativo do Nubank e a NuCripto faz a intermediação do envio dos ativos virtuais.
• o saldo total de ativos virtuais disponível na sua conta é o que consideramos para realizar envios.
• podemos debitar custos operacionais, taxas ou tributos, e tudo aparece na tela antes da sua confirmação.
• se não houver saldo suficiente de ativos virtuais, o envio não é concluído.
O Nubank não terá qualquer responsabilidade caso não seja possível completar os envios por falta de ativos virtuais em sua conta.
• o aplicativo do Nubank avisa quando o recebimento for confirmado.
• o Nubank não será responsável caso não seja possível completar o recebimento dos ativos virtuais por falta de ativos virtuais na conta de quem efetuou o envio ou caso quem efetuar o envio tenha inserido dados errados ou incompletos, fazendo com que não seja possível identificar você como a outra parte recebedora dos ativos virtuais.
Sim. Para alguns ativos, oferecemos troca direta. No aplicativo do Nubank você pode consultar quais ativos elegíveis e as taxas aplicáveis antes de realizar a troca.
• Elegibilidade: o Nubank pode tentar recuperar apenas quando o valor do envio errado for superior a US$500,00 no momento da análise.
• Como solicitar: fale conosco pelo aplicativo do Nubank para iniciar o processo.
• Sem garantia e isenções: a recuperação não é garantida. O Nubank não responde por perdas e danos no processo ou pelo uso do ativo recuperado.
Se você informar dados incorretos durante a tentativa de recuperação, você fica ciente que está sujeito à nova perda do ativo.
Em caso de dúvidas, fale com o Nubank pelos canais de atendimento indicados ao final destes Termos e Condições NuCripto.
O aplicativo do Nubank sempre informa o endereço ou a rede da operação. Se você usar rede não suportada, enviar ou receber ativos virtuais não suportados, ou usar endereços fora do Nubank, você está ciente que o ativo pode ser perdido definitivamente. Nesses casos, o Nubank e a NuCripto ficam isentos de responsabilidade
Operações de intermediação, envio, transferência e troca de ativos virtuais podem ter taxas.
Antes de confirmar a operação, o aplicativo do Nubank mostra os valores aplicáveis.
A utilização dos nossos serviços gera responsabilidades aos usuários, conforme itens abaixo.
O que você declara ao usar o serviço
• Mercado e preço
Variações de preços e valores relativos às operações realizadas ou baixa liquidez do mercado.
• Terceiros
Fraudes ou atos de terceiros, conteúdos, produtos e serviços de terceiros exibidos no aplicativo do Nubank e relações entre usuários, mesmo que tenhamos sido avisados do risco.
• Informações fornecidas por você
Operações feitas com base nos dados e informações que você enviou ao Nubank.
• Indisponibilidade, acesso e força maior
Impossibilidade de acesso, indisponibilidade, interrupções ou falhas (nossas ou de parceiros), erros de transmissão, problemas de internet, caso fortuito ou força maior podem impedir ou atrasar operações.
• Segurança fora do nosso controle
Acesso, interceptação, alteração ou manipulação por terceiros não autorizados.
• Adequação e atualizações
Não garantimos que as funcionalidades atendam necessidades específicas, nem somos obrigados a atualizar ou aperfeiçoar serviços ou fornecer conteúdo específico não previsto.
• Conteúdo de terceiros
Conteúdo, produto ou serviço anunciado, oferecido ou prestado por terceiros no aplicativo do Nubank.
• Comunicações entre usuários
Qualquer operação ou relacionamento entre você e outros usuários, ainda que o Nubank tenha sido alertado para a possibilidade desses danos.
• Eventuais desatualizações
Eventual desatualização e imprecisão de quaisquer informações disponibilizadas nos serviços do Nubank.
Não respondemos por perda de lucros, receita ou dados, nem por danos indiretos, especiais, consequenciais, exemplares ou punitivos, quando permitido por lei, ainda que avisados da possibilidade.
Você é exclusivamente responsável por todas as obrigações fiscais decorrentes de compra, venda, troca, transferência ou recebimento de ativos virtuais. Se o Nubank for obrigado a pagar tributos que são seus, você deverá ressarcir o valor. O Nubank não responde por perdas ou danos caso você não pague os tributos devidos.
Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá os seguintes direitos:
Negociar ativos virtuais pelo aplicativo do Nubank, com intermediação do Nubank.
Enviar e receber ativos virtuais quando a função estiver disponível para o ativo e a rede suportados.
Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá as seguintes responsabilidades:
Mantenha seus dados pessoais atualizados para viabilizar os procedimentos de segurança. O Nubank pode solicitar confirmações para garantir a legitimidade do acesso.
Usar o serviço conforme este Termo e as políticas aplicáveis, lembrando que ele somente pode ser utilizado por pessoas físicas com 18 anos de idade ou mais.
Entender os riscos de ativos virtuais antes de operar (preços podem variar rapidamente e você pode perder dinheiro).
Conferir o seu saldo e às suas transações antes de fazer novas operações.
Pagar os encargos aplicáveis às suas operações.
Proteger seu celular e senhas, sem compartilhar essa informação com terceiros.
Você é exclusivamente responsável por todas as obrigações fiscais decorrentes de compra, venda, troca, transferência e/ou recebimento de ativos virtuais. Se o Nubank for obrigado a pagar tributos que são seus, você deverá ressarcir o valor. O Nubank não responde por perdas ou danos caso você não pague os tributos devidos.
O Nubank poderá cancelar ou bloquear a sua conta do Nubank ou seus ativos virtuais. Veja abaixo as hipóteses de bloqueio e de encerramento do contrato.
• Suspeitas e descumprimento
Diante de suspeitas de inconsistências cadastrais, crimes financeiros, fraude, operações fora do seu padrão ou descumprimento deste Termo, de outros contratos com o Nubank ou da legislação aplicável.
• Documentos e atualização cadastral
Se você não enviar documentos ou informações solicitados para verificar sua identidade ou atualizar seu cadastro.
• Valores em atraso
Atraso no pagamento de valores devidos ao Nubank pode levar ao bloqueio até a regularização.
• Inatividade
Se houver inatividade nos produtos de cripto por mais de 3 meses, os envios podem ser bloqueados e serão desbloqueados em até 3 dias após a nova aceitação deste Termo pelo aplicativo do Nubank. A liberação acontece após o esclarecimento ou regularização do motivo do bloqueio.
• Por você
Por meio de comunicação ao Nubank, a qualquer momento e sem precisar explicar o motivo.
• Pelo Nubank
Por meio de comunicação a você, por escrito, com 5 dias de antecedência, a qualquer momento e sem precisar explicar o motivo, desde que observado o aviso prévio.
O Nubank encerrar seu contrato, a qualquer momento, com efeito imediato, nas seguintes hipóteses:
• Restrições no seu nome
Se você tiver o nome negativado (em serviços como SPC/Serasa) ou outras restrições de crédito.
• Informações cadastrais irregulares
Se forem encontradas irregularidades graves nos seus dados cadastrais, conforme as normas do Banco Central do Brasil.
• Atividades suspeitas
Caso o Nubank identifique movimentações muito fora do seu padrão de uso, utilização do seu cartão e da sua conta Nubank de forma ilegal, suspeita de crimes financeiros (como lavagem de dinheiro), informações cadastrais inconsistentes. Se você não enviar novos documentos para comprovar sua identidade e renda quando o Nubank solicitar.
• Atualização cadastral
Se você não enviar novos documentos para comprovar sua identidade e renda quando o Nubank solicitar.
• Análise cadastral inicial
Caso a análise inicial cadastral não seja satisfatória por discricionariedade do Nubank.
• Uso incorreto da conta
Se você usar sua conta ou cartão de débito de uma forma que desrespeite as regras do contrato que você assinou.
• Conta parada
Se você não movimentar sua conta por 12 meses seguidos.
• Uso indevido da marca
Se você usar a marca ou qualquer propriedade intelectual do Nubank sem autorização.
• Comunicação ofensiva
Se você usar linguagem ou materiais desrespeitosos ao se comunicar com o Nubank ou seus funcionários.
• Falecimento ou incapacidade
Em caso de falecimento, interdição judicial (quando a pessoa é considerada incapaz de gerir seus próprios bens) ou insolvência (dívidas maiores que o patrimônio) do titular do cartão.
Nas hipóteses de bloqueio ou no caso do término pelo Nubank de qualquer outro contrato celebrado com você, você autoriza o Nubank a efetuar a venda, ainda que com perda, de tais ativos virtuais, em seu nome, baseando-se na cotação do dia informada no aplicativo do Nubank, e a transferir os recursos em reais provenientes de tal venda para a sua conta do Nubank.
Mantenha seu celular seguro e com bloqueios de acesso. Não compartilhe suas senhas ou PIN e não permita uso por terceiros. Você isenta o Nubank de responsabilidade por acessos não autorizados à sua conta de e-mail, aplicativo do Nubank ou número de telefone.
Transações e operações podem exigir PIN, aprovação de novos aparelhos e outros fatores de autenticação para sua segurança.
Avise o Nubank imediatamente pelo aplicativo ou pelos nossos canais para que a gente revogue o acesso à sua conta.
Se você não comunicar a perda, furto ou roubo em tempo hábil, e não tiver garantido a segurança das informações e das suas senhas, o Nubank não se responsabiliza por operações feitas por terceiros.
Ao aderir a este contrato, você precisa saber de algumas informações importantes.
Confira aqui a +Política de Privacidade do Nubank.
Confira aqui o +Regulamento do Programa de Recompensas Nubank USDC.
Fale com nossos atendentes pelo chat no app Nubank, disponível 24h por dia, ou se preferir, ligue para a Central de Atendimento de acordo com a sua região. Use os canais de Ouvidoria para situações nas quais você já tenha passado pela Central de Atendimento e ela não tenha solucionado a sua demanda.
Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat. Basta abrir o chat no app.
Central de Atendimento
CNPJ: 18.236.120/0001-58
Rua Capote Valente, nº 120, 01º ao 08º andar, 09º andar, conjunto 902, e 16º andar, Pinheiros, CEP 05409-000, São Paulo - SP
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Rua Capote Valente, nº 39, 8º andar, conjunto 04, Pinheiros, CEP 05409-000, São Paulo - SP