Homem sentado no chão de costas do lado esquerdo da imagem, na mão direita suja de tinta azul segura um celular ligado na tela do aplicativo do Nubank, ao fundo uma mulher negra no chão, olha sorrindo para uma parede branca à sua direita  com dois quadrados pintados com tinta azul, sua mão esquerda toca levemente a parede e a mão direita segura um pequeno pote com um rolo e um pouco de tinta azul.
Nubank

Termos e Condições Geral de Empréstimos

Vigência: 26/12/2025

1. O que são estes termos

Estes Termos de Empréstimos reúnem as regras base que valem para os empréstimos do Nubank feitos por pessoas físicas. Eles explicam, de forma geral, como o empréstimo funciona: o Nubank libera valores e você paga em parcelas, com juros, do jeito mostrado no aplicativo do Nubank e registrado no contrato que você assina.

Cada produto como, por exemplo o empréstimo pessoal, o consignado INSS ou o consignado privado, possui regras específicas além destes termos, que estão previstas em um contrato separado destes Termos Gerais, e que você recebe em seu e-mail ao contratar esses produtos.

No caso de qualquer conflito de informações, o contrato específico prevalece sobre estes Termos Gerais.

2. O Nubank cobra tarifa pela contratação?

Não. O Nubank não cobra tarifa de originação para contratação de empréstimos. 

3. Direitos

Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá os seguintes direitos:

Utilizar os valores do empréstimo da forma que desejar.

Consultar, a qualquer momento, informações como valor atualizado da dívida, pagamentos já realizados, valores em atraso e outros dados relevantes.

Visualizar sempre que necessário as condições da contratação, incluindo juros aplicados e o custo efetivo total (CET).

Quitar total ou parcialmente o empréstimo antes do prazo, com redução proporcional dos juros.

Desistir do contrato em até 7 (sete) dias corridos, mediante devolução do valor recebido e do IOF.

4. Deveres

Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá as seguintes responsabilidades:

Pagar em dia para evitar negativações e vencimento antecipado do contrato.

Manter seu cadastro sempre atualizado no Nubank.

Cuidar do seu celular e manter suas senhas seguras e em sigilo, sem compartilhá-las com terceiros.

Possuir um smartphone compatível com o aplicativo e manter o aplicativo do Nubank sempre atualizado.

5. Como faço para pagar o empréstimo?

A forma de pagamento pode mudar conforme o tipo de empréstimo que você contratar. Essas regras específicas aparecem no seu contrato do produto, com regras gerais válidas também para as seguintes formas de pagamento:

Pessoa com relógio roxo lendo QR code para pagamento por pix com seu celular. Do outro lado, uma mão segura um quadro pequeno com o código para o pagamento.

Pagamento antecipado


Você pode quitar o empréstimo antes do prazo, a qualquer momento. Ao optar pelo pagamento antecipado, há redução proporcional dos juros, sem a cobrança de qualquer tarifa de pagamento antecipado.

Vencimento antecipado (quando a dívida vence de uma vez)


O Nubank pode cobrar todo o saldo de uma só vez caso ocorra alguma das situações abaixo, entre outras previstas em lei ou no contrato do seu produto:

  • Descumprimento de obrigações deste contrato ou de outros contratos que você ou o Devedor Solidário tenha com o Nubank.
  • Não substituição ou não reforço de garantias quando exigido por decisão judicial/administrativa, mudança de lei, vencimento da garantia ou se ela deixar de existir ou ficar inadequada.
  • Bloqueio ou cancelamento da sua conta por motivo de responsabilidade do contratante do empréstimo, inclusive por determinação judicial ou por cumprimento de regras de prevenção à corrupção e à lavagem de dinheiro.
  • Passar a constar do cadastro de Contratantes de cheques sem fundos, da SERASA, do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou de qualquer órgão encarregado de cadastrar atraso no pagamento.
  • Situação econômica comprometida conforme SCR (Sistema de Informações de Crédito do Bacen).
  • Falecimento do titular ou concurso de credores.
  • Fraude, falsidade ou erro relevante em dados, ou documentos.

Outras formas de vencimento


Outras hipóteses de vencimento podem estar previstas no contrato específico ao empréstimo contratado.

6. Atraso no pagamento

Consideramos atraso quando o pagamento da obrigação não acontece até a data de vencimento indicada no contrato ou quando não é feito na forma combinada, sem necessidade de nenhum aviso ou comunicação.

Em caso de atraso e conforme previsões contratuais, o valor devido fica sujeito a: 

juros remuneratórios pelo período em atraso.

multa de 2% sobre o total não pago. 

 e juros de mora de 1% ao mês.

Se houver atraso, o Nubank pode:

realizar o débito ou saque de aplicações, total ou parcial, do valor da parcela, acrescido dos encargos moratórios e remuneratórios, a partir do momento em que sua conta apresentar saldo ou aplicações disponíveis.

resgatar total ou parcialmente aplicações, inclusive futuras que não tenham resgate automático, para amortizar ou quitar a dívida, com encargos moratórios e remuneratórios, e

suspender ou bloquear outros serviços até o pagamento. 

O contratante fica ciente que qualquer resgate ou saque de valores das aplicações indicadas neste item será creditado na conta escolhida para pagamento. 

Também declara que os valores usados para débito ou crédito são livres, lícitos, desbloqueados, transferíveis e disponíveis.

7. Posso desistir ou fazer a portabilidade do contrato?

Você pode desistir em até 7 dias corridos após a contratação. Para isso, precisa devolver o valor recebido ao Nubank no mesmo prazo, junto com o IOF correspondente.

Você pode portar este empréstimo a qualquer momento, conforme a Resolução nº 5.057 do Banco Central.

8. O que é Crédito Responsável?

Ao contratar qualquer empréstimo, você declara que não está superendividado e que as parcelas não vão comprometer a renda necessária para o seu sustento e de sua família, o que caracteriza a ideia de crédito responsável. Esse compromisso está alinhado ao dever de contratar crédito com responsabilidade, sem colocar em risco o seu orçamento, seu sustento e o sustento de sua família.

Um grupo que aparenta ser uma família sorrindo e passeando. A mulher está de mãos dadas com o menino e o homem carrega a menina nos ombros. Ao fundo, um sobrado antigo e árvores no meio da cidade.

9. SCR

SCR é a sigla para Sistema de Informações de Crédito, um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil, que contém informações sobre operações e limites de créditos concedidos pelas instituições financeiras.

As instituições financeiras, inclusive o Nubank, enviam esses dados regularmente para manter seu histórico sempre atualizado no SCR.

O fato de suas informações constarem no SCR não significa necessariamente que seu nome esteja em cadastros de restrição de crédito, como os usados por órgãos de proteção ao crédito.

Na prática, ele é uma espécie de histórico financeiro atualizado mensalmente pelas instituições com as informações de crédito dos clientes.

Você autoriza o Nubank, a qualquer tempo e conforme a regulamentação aplicável, inclusive após o término do contrato, a:

consultar seus dados no SCR.

compartilhar com o Bacen informações sobre dívidas a vencer e vencidas, coobrigações e garantias para integrarem o SCR. 

fornecer tais informações a terceiros contratados para controle e cobrança, para análise de crédito e execução deste contrato.

Você declara que eventual consulta anterior, para fins de celebração deste contrato, contou com a sua prévia autorização.

Você poderá ter acesso aos dados do SCR pelos meios colocados à sua disposição pelo Banco Central do Brasil.

Caso identifique divergências em informações enviadas pelo Nubank ao SCR, você pode solicitar correção, exclusão ou anotação complementar por pedido escrito e fundamentado ao Nubank.

10. Disposições finais 

Ao aderir a este contrato, você precisa saber de algumas informações importantes.

  • Tratamento de dados pessoais

    Para conceder o empréstimo, o Nubank tratará seus dados pessoais conforme a Política de Privacidade do Nubank.
  • Informações verídicas

    Você declara que as informações fornecidas na solicitação do empréstimo são verdadeiras e que elas serão atualizadas sempre que necessário ou que solicitado pelo Nubank.
  • Tolerância

    Caso exista qualquer valor devido, o Nubank poderá cobrar, a qualquer momento, o valor integral devido.
  • Registro

    Você autoriza o Nubank, em caráter irrevogável e irretratável, a levar a registro em quaisquer órgãos públicos, cartórios e instituições de custódia e liquidação financeira de títulos, os contratos que você aderiu junto ao Nubank.
  • Dias úteis

    São considerados dias úteis, para fins desse contrato, aqueles indicados na lista da Febraban.
  • Documentos complementares

    As mensagens que o Nubank te enviar, seja por e-mail, push notification, aplicativo de mensagem ou SMS e telas da jornada do aplicativo, farão parte deste contrato.
  • Custos relacionados ao contrato

    Você pagará as despesas relacionadas a este contrato. Isso inclui tributos, depósitos obrigatórios e outras despesas que surjam.


    Exemplos: ônus ou custas, despesas com registros cartoriais e gastos judiciais ou extrajudiciais, protestos, elaboração de cadastros ou outros custos para manter a segurança, manutenção, comprovação da existência e regularidade do crédito.
  • Título executivo (empréstimo)

    Você reconhece que o empréstimo é dívida líquida, certa e exigível e que o contrato, com o quadro-resumo e o extrato de evolução das parcelas, constitui título executivo extrajudicial (art. 784, III, CPC), inclusive após o encerramento.
  • Comunicações com órgãos administrativos

    O Nubank poderá compartilhar os seus dados pessoais com alguns órgãos, como Banco Central do Brasil, Receita Federal do Brasil e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
  • Comunicação a órgãos de proteção ao crédito

    Em caso de inadimplência, o Nubank poderá comunicar o fato a órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.
  • Cláusula mandato
  • Você autoriza e nomeia a Nu Pagamentos como sua procuradora, com poderes especiais, para:
    • Negociar e obter crédito perante instituições financeiras autorizadas a operar, outorgando-lhe poderes especiais para assinar contratos de financiamento.
    • Abrir conta para movimentar os valores financiados, acertar prazos, juros e ônus da dívida e repactuar taxas de juros.
    • Emitir títulos representativos do débito perante as instituições financeiras ou, ainda, substabelecer em todo ou em parte os poderes aqui outorgados.
  • Você autoriza e nomeia a Nu Financeira como sua procuradora, com poderes especiais, para:
    • Obter financiamento do seu saldo devedor.
    • Constituir-se fiadora, avalista e principal garantidora do financiamento e juros incidentes.
    • Diante de inadimplência, liquidar o valor do débito perante a instituição financeira.
    • Cobrar você diretamente.
    • Ceder seu crédito referente a esses financiamentos e negociá-los no mercado, inclusive como garantia.
  • Validade da assinatura e do aceite eletrônicos
    Você reconhece a validade e eficácia do aceite/assinatura eletrônicos (incluindo biometria e senha), nos termos da MP nº 2.200-2/2001.

11. Principais canais de contato

Fale com nossos atendentes pelo chat no app Nubank, disponível 24h por dia, ou se preferir, ligue para a Central de Atendimento de acordo com a sua região. Use os canais de Ouvidoria para situações nas quais você já tenha passado pela Central de Atendimento e ela não tenha solucionado a sua demanda.

Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat. Basta abrir o chat no app.

Central de Atendimento

4020 0185

Capitais e Regiões metropolitanas

0800 591 2117

Demais Localidades

0800 887 0463

Ouvidoria

Página da Ouvidoria

Este contrato está sendo celebrado com:

Nu Pagamentos S.A é responsável por gerenciar a sua conta do Nubank, onde o valor do empréstimo é depositado. 



Nu Financeira S.A é responsável por fornecer o empréstimo a você.

CNPJ: 18.236.120/0001-58

Rua Capote Valente, nº 120, 01º ao 08º andar, 09º andar, conjunto 902, e 16º andar,
Pinheiros,
CEP 05409-000,
São Paulo - SP

CNPJ: 30.680.829/0001-4

Rua Capote Valente, nº 120, 12° ao 15° andares, Pinheiros,
CEP 05409-000,
São Paulo - SP