
Vigência: 26/12/2025
Estes Termos de Empréstimos reúnem as regras base que valem para os empréstimos do Nubank feitos por pessoas físicas. Eles explicam, de forma geral, como o empréstimo funciona: o Nubank libera valores e você paga em parcelas, com juros, do jeito mostrado no aplicativo do Nubank e registrado no contrato que você assina.
Cada produto como, por exemplo o empréstimo pessoal, o consignado INSS ou o consignado privado, possui regras específicas além destes termos, que estão previstas em um contrato separado destes Termos Gerais, e que você recebe em seu e-mail ao contratar esses produtos.
No caso de qualquer conflito de informações, o contrato específico prevalece sobre estes Termos Gerais.
Não. O Nubank não cobra tarifa de originação para contratação de empréstimos.
Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá os seguintes direitos:
Utilizar os valores do empréstimo da forma que desejar.
Consultar, a qualquer momento, informações como valor atualizado da dívida, pagamentos já realizados, valores em atraso e outros dados relevantes.
Visualizar sempre que necessário as condições da contratação, incluindo juros aplicados e o custo efetivo total (CET).
Quitar total ou parcialmente o empréstimo antes do prazo, com redução proporcional dos juros.
Desistir do contrato em até 7 (sete) dias corridos, mediante devolução do valor recebido e do IOF.
Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá as seguintes responsabilidades:
Pagar em dia para evitar negativações e vencimento antecipado do contrato.
Manter seu cadastro sempre atualizado no Nubank.
Cuidar do seu celular e manter suas senhas seguras e em sigilo, sem compartilhá-las com terceiros.
Possuir um smartphone compatível com o aplicativo e manter o aplicativo do Nubank sempre atualizado.
A forma de pagamento pode mudar conforme o tipo de empréstimo que você contratar. Essas regras específicas aparecem no seu contrato do produto, com regras gerais válidas também para as seguintes formas de pagamento:

Pagamento antecipado
Você pode quitar o empréstimo antes do prazo, a qualquer momento. Ao optar pelo pagamento antecipado, há redução proporcional dos juros, sem a cobrança de qualquer tarifa de pagamento antecipado.
Vencimento antecipado (quando a dívida vence de uma vez)
O Nubank pode cobrar todo o saldo de uma só vez caso ocorra alguma das situações abaixo, entre outras previstas em lei ou no contrato do seu produto:
Outras formas de vencimento
Outras hipóteses de vencimento podem estar previstas no contrato específico ao empréstimo contratado.
Consideramos atraso quando o pagamento da obrigação não acontece até a data de vencimento indicada no contrato ou quando não é feito na forma combinada, sem necessidade de nenhum aviso ou comunicação.
Em caso de atraso e conforme previsões contratuais, o valor devido fica sujeito a:
• juros remuneratórios pelo período em atraso.
• multa de 2% sobre o total não pago.
• e juros de mora de 1% ao mês.
Se houver atraso, o Nubank pode:
• realizar o débito ou saque de aplicações, total ou parcial, do valor da parcela, acrescido dos encargos moratórios e remuneratórios, a partir do momento em que sua conta apresentar saldo ou aplicações disponíveis.
• resgatar total ou parcialmente aplicações, inclusive futuras que não tenham resgate automático, para amortizar ou quitar a dívida, com encargos moratórios e remuneratórios, e
• suspender ou bloquear outros serviços até o pagamento.
O contratante fica ciente que qualquer resgate ou saque de valores das aplicações indicadas neste item será creditado na conta escolhida para pagamento.
Também declara que os valores usados para débito ou crédito são livres, lícitos, desbloqueados, transferíveis e disponíveis.
Você pode desistir em até 7 dias corridos após a contratação. Para isso, precisa devolver o valor recebido ao Nubank no mesmo prazo, junto com o IOF correspondente.
Você pode portar este empréstimo a qualquer momento, conforme a Resolução nº 5.057 do Banco Central.
Ao contratar qualquer empréstimo, você declara que não está superendividado e que as parcelas não vão comprometer a renda necessária para o seu sustento e de sua família, o que caracteriza a ideia de crédito responsável. Esse compromisso está alinhado ao dever de contratar crédito com responsabilidade, sem colocar em risco o seu orçamento, seu sustento e o sustento de sua família.

SCR é a sigla para Sistema de Informações de Crédito, um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil, que contém informações sobre operações e limites de créditos concedidos pelas instituições financeiras.
As instituições financeiras, inclusive o Nubank, enviam esses dados regularmente para manter seu histórico sempre atualizado no SCR.
O fato de suas informações constarem no SCR não significa necessariamente que seu nome esteja em cadastros de restrição de crédito, como os usados por órgãos de proteção ao crédito.
Na prática, ele é uma espécie de histórico financeiro atualizado mensalmente pelas instituições com as informações de crédito dos clientes.
Você autoriza o Nubank, a qualquer tempo e conforme a regulamentação aplicável, inclusive após o término do contrato, a:
• consultar seus dados no SCR.
• compartilhar com o Bacen informações sobre dívidas a vencer e vencidas, coobrigações e garantias para integrarem o SCR.
• fornecer tais informações a terceiros contratados para controle e cobrança, para análise de crédito e execução deste contrato.
Você declara que eventual consulta anterior, para fins de celebração deste contrato, contou com a sua prévia autorização.
Você poderá ter acesso aos dados do SCR pelos meios colocados à sua disposição pelo Banco Central do Brasil.
Caso identifique divergências em informações enviadas pelo Nubank ao SCR, você pode solicitar correção, exclusão ou anotação complementar por pedido escrito e fundamentado ao Nubank.
Ao aderir a este contrato, você precisa saber de algumas informações importantes.
Fale com nossos atendentes pelo chat no app Nubank, disponível 24h por dia, ou se preferir, ligue para a Central de Atendimento de acordo com a sua região. Use os canais de Ouvidoria para situações nas quais você já tenha passado pela Central de Atendimento e ela não tenha solucionado a sua demanda.
Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat. Basta abrir o chat no app.
Central de Atendimento
Nu Pagamentos S.A é responsável por gerenciar a sua conta do Nubank, onde o valor do empréstimo é depositado.
Nu Financeira S.A é responsável por fornecer o empréstimo a você.
CNPJ: 18.236.120/0001-58
Rua Capote Valente, nº 120, 01º ao 08º andar, 09º andar, conjunto 902, e 16º andar, Pinheiros, CEP 05409-000, São Paulo - SP
CNPJ: 30.680.829/0001-4
Rua Capote Valente, nº 120, 12° ao 15° andares, Pinheiros, CEP 05409-000, São Paulo - SP