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Aviso de Privacidade do Nubank

Aviso de Privacidade - NUBANK

Nós do Nubank temos o objetivo de acabar com a complexidade e por isso tentamos deixar esse Aviso de Privacidade o mais simples possível, mas se você ainda tiver qualquer dúvida, nossos canais de atendimento indicados na seção "Fale Conosco" estão à sua disposição. Além disso, você pode acessar também os links sobre tópicos do Aviso de Privacidade que possam te interessar mais.

Este Aviso de Privacidade ("Aviso") da Nu Pagamentos S.A. - Instituição de Pagamento, Nu Financeira S.A. - Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento, NuPay For Business Instituição de Pagamento LTDA., e demais empresas do grupo, que abrange suas controladoras e  controladas, direta ou indiretamente, assim como suas coligadas e sociedades sob controle comum no Brasil ("Nubank"), foi criada para mostrar o nosso compromisso em sempre tratar os seus dados pessoais com segurança, privacidade e transparência.

Este Aviso de Privacidade não se aplica à Nu Invest Corretora de Valores S.A., inscrita no CNPJ/ME sob n° 62.169.875/0001-79 (“NuInvest”). Você pode conferir a Política de Privacidade da NuInvest no site https://www.nuinvest.com.br/politica-de-privacidade.html.

Este Aviso de Privacidade descreve os dados pessoais que coletamos, como eles são usados, armazenados e compartilhados e os seus direitos em relação a esses dados. Por essa razão, recomendamos que você leia o Aviso até o fim.

Introdução

Quando você solicita a contratação de serviços do Nubank, você nos fornece os seus dados pessoais para que possamos viabilizar a contratação de nossos produtos e serviços e também para te entregar a melhor experiência possível. No Nubank, privacidade, segurança e transparência são valores fundamentais e sempre adotaremos as melhores práticas para garantir a confidencialidade e integridade dos seus dados pessoais.

A controladora dos seus dados pessoais, ou seja, a empresa responsável por tomar as decisões sobre o tratamento dos seus dados pessoais, será a Nu Pagamentos S.A. - Instituição de Pagamento, inscrita no CNPJ nº 18.236.120/0001-58, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Capote Valente, nº 39, Pinheiros, CEP 05409-000.

A depender dos serviços solicitados e/ou contratados por você - como, por exemplo, empréstimos pessoais - a controladora dos seus dados poderá ser a empresa Nu Financeira S.A. - Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento, inscrita no CNPJ nº 30.680.829/0001-43, empresa do grupo responsável pela concessão de crédito, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Capote Valente, nº 120, Pinheiros, CEP 05409-000.

Aplicação

Este Aviso de Privacidade é aplicável a todos os clientes, ativos e inativos, e prospectos do Nubank no Brasil.

  • Clientes do Nubank: pessoas naturais que efetivamente contratem, utilizem ou acessem um ou mais serviços ou produtos do Nubank (seja para você mesmo ou para sua pessoa jurídica).
  • Prospectos do Nubank: pessoas naturais prospectadas pelo Nubank ou que já tenham solicitado a contratação de um dos serviços ou produtos, mas que não tenham se tornado clientes do Nubank por qualquer motivo.

Para os candidatos a vagas de emprego no Nubank, o Aviso de Privacidade pode ser encontrada no site https://nubank.com.br/carreiras/.

Para os membros da NuCommunity, a comunidade do Nubank, o Aviso de Privacidade pode ser encontrada no site https://comunidade.nubank.com.br/privacy. Todas as informações postadas na comunidade são públicas. Para evitar qualquer risco à segurança dos usuários da NuCommunity, recomendamos que nunca divulguem dados pessoais (principalmente número e senha do cartão, CVV, CPF, renda, endereço, número de telefone etc.).

Para os produtos voltados aos clientes menores de idade, temos a Política de Privacidade Under-18.

Nós coletamos os seus dados pessoais sempre que você:

  • Usar o aplicativo do Nubank para smartphones;
  • Solicitar a contratação de qualquer um dos nossos serviços ou produtos;
  • Contratar ou usar qualquer um dos nossos produtos ou serviços, (por exemplo fazendo compras com o seu cartão de crédito ou transações com a sua conta do Nubank);
  • Navegar no website do Nubank - https://nubank.com.br;
  • Navegar nos blogs do Nubank - Fala, Nubank e Building Nubank;
  • Se inscrever na newsletter do Nubank - https://blog.nubank.com.br/assinar-newsletter/;
  • Entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento;
  • Participar de pesquisas ou promoções realizadas pelo Nubank.

Além dos dados dos nossos clientes, teremos dados de quem:

  • Foi nosso cliente;
  • Realizou alguma transação conosco ou com algum de nossos clientes;
  • Foi ou é representante, procurador, tutor, curador, empregado ou sócio de algum cliente, alguma empresa ou entidade com o qual temos relação.

Este Aviso de Privacidade também é aplicável a outras formas de coleta de dados pessoais pelo Nubank, que permitem a prestação ou o aprimoramento dos nossos serviços. Por exemplo, podemos coletar informações por meio de parceiros ou relativas às nossas tecnologias. Todas as formas de coleta e os usos dos seus dados pessoais estão descritos neste Aviso de Privacidade.

As atividades descritas neste Aviso de Privacidade só se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou "LGPD") a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se à qualquer futura alteração.

Quais dados pessoais são coletados pelo Nubank e para quais finalidades

Quando o Nubank coleta seus dados pessoais, todo e qualquer tratamento a ser realizado deverá ser justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. Isso significa que o Nubank jamais irá tratar qualquer dado sob qualquer pretexto injustificado ou ilegítimo.

Dados pessoais informados pelo titular

❗Aqui no Nubank poderemos usar ferramentas de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL no tratamento de dados pessoais para personalizar e aprimorar o oferecimento de serviços e produtos e outras finalidades, sempre em conformidade com as obrigações legais e regulatórias e com os compromissos firmados neste Aviso de Privacidade.

Dados Pessoais Informados pelo Titular

  • Dados cadastrais, tais como: nome completo, documentos de identificação, nacionalidade, endereço, data de nascimento, filiação, gênero, entre outros.
  • Dados de contato, como telefone e e-mail        
  • Empresa em que trabalha
  • Profissão
  • Renda declarada e comprovante
  • Chaves Pix e informações a elas relacionadas
  • Cópias de documentos de identificação como RG, CNH, CPF, dentre outros
  • Foto de perfil
  • <h3>

Finalidades

  • Prestação dos serviços e oferecimento dos produtos contratados
  • Identificação, autenticação e verificação de requisitos para contratação dos serviços e produtos do Nubank
  • Validação, autenticação e demais tratamentos de dados dos pais ou responsáveis legais, necessários para a confirmação de abertura de conta para menores de idade e prestação de serviços e produtos relacionados
  • Autenticação de transações financeiras
  • Viabilização de operações de Open Finance
  • Criação de perfil de investidor para adequação de serviços financeiros
  • Atendimento de solicitações e dúvidas
  • Efetivação de portabilidade salarial, se requerida
  • Fornecimento de cartão de crédito adicional
  • Contato por telefone, e-mail, SMS, WhatsApp, ou outros meios de comunicação, inclusive para envio de notificações ou push de uso dos serviços do Nubank, para fins de marketing e outras tratativas relacionadas ao seu contrato, produtos e serviços do Nubank
  • Envio do seu cartão de crédito e de comunicações em geral
  • Análise de atendimentos e envio de WOW (um presente, uma carta ou um mimo que pode ser enviado quando há uma conexão entre o cliente e o atendimento do Nubank) para fins de Marketing comercial
  • Para operacionalização de benefícios relacionados ao uso do marketplace e outros produtos e serviços, como por exemplo cashback, NuCoin, entre outros.
  • Aprimoramento dos serviços prestados pelo Nubank, inclusive com o cruzamento de informações sobre produtos contratados por pessoa física e por pessoa jurídica para oferecimento de novos produtos e serviços
  • Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços, ou de nossos parceiros, inclusive com viabilização de ofertas e envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você
  • Consultas sobre suas informações na base de dados do Sistema de Informações de Crédito (SCR), mediante a obtenção do seu consentimento
  • Reavaliações periódicas sobre a elegibilidade para ser um cliente do Nubank, possibilitando o eventual convite proativo a prospectos
  • Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite
  • Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança
  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do Nubank e do sistema financeiro
  • Garantir meios de acessibilidade para assegurar atendimento justo e equitativo aos nossos clientes e outros titulares de dados que necessitem
  • Exercício regular de direitos do Nubank, inclusive para eventual apresentação de documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário
  • Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória, por exemplo, para manutenção do seu cadastro atualizado ou cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias impostas ao Nubank, incluindo normas de Conheça seu Cliente (KYC), Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e outras.

DADOS BIOMÉTRICOS são usados para finalidades de prevenção à fraude e garantia da sua segurança nos processos de identificação e autenticação de cadastro e de novos dispositivos.

Dados pessoais que coletamos de terceiros

O Nubank irá coletar seus dados pessoais para as finalidades a seguir com diferentes terceiros, que podem ser parceiros de marketing, empresas de cibersegurança, bureaus, empresas de combate à fraude, entre outros.

Dados Pessoais que coletamos de terceiros

  • Dados cadastrais, tais como: nome completo, filiação, data de nascimento, CPF, número de telefone, endereço, entre outros.
  • Dados sobre restrições financeiras, tais como: negativações, valores devidos, datas de vencimento, quantidades de consultas, entre outros
  • Chaves Pix e informações a elas relacionadas
  • Informações sobre histórico de crédito
  • Score gerado por bureaus de crédito
  • Informações de dívidas a vencer ou vencidas, coobrigações e garantias
  • Se você faz parte de alguma lista de Pessoa Politicamente Exposta (PPE) ou lista de restrição (como, OFAC, CSNU e outras listas internacionais)
  • Informações constantes da base de dados do Sistema de Informações de Crédito (SCR), mediante consentimento

Finalidades

  • Prestação e oferecimento dos serviços e produtos do Nubank
  • Melhoria de nossos produtos e serviços
  • Marketing, prospecção, pesquisas de mercado e de opinião
  • Reavaliações periódicas sobre a elegibilidade para ser um cliente do Nubank, possibilitando o eventual convite proativo a prospectos
  • Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite
  • Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança
  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do Nubank e do sistema financeiro
  • Garantir meios de acessibilidade para assegurar atendimento justo e equitativo aos nossos clientes e outros titulares de dados que necessitem
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória, por exemplo, para manutenção do seu cadastro atualizado ou cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias impostas ao Nubank, incluindo normas de Conheça seu Cliente (KYC), Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e outras.

Dados de navegação e do dispositivo

Dados de Navegação e do Dispositivo

  • Endereço IP do dispositivo móvel utilizado para acessar os serviços ou produtos do Nubank
  • Interações realizadas e perfil de uso de sites, blogs e aplicativo do Nubank
  • Dados técnicos, como informações de URL, de conexão de rede, do provedor, e do dispositivo
  • Cookies
  • Atributos do dispositivo, tais como ID, sistema operacional, navegador, modelo e informações vinculadas à interação de aplicativo
  • Dados referentes ao consumo de internet
  • Dados de geolocalização do dispositivo
  • Histórico de ligações e números de telefone, quando necessário

Finalidades

  • Prestação dos serviços, oferecimento dos produtos contratados e aperfeiçoamento do uso e experiência com o aplicativo e sites do Nubank
  • Operacionalização de novos produtos e serviços
  • Recomendação de novos serviços, produtos ou funcionalidades do aplicativo, inclusive serviços de parceiros que possam te interessar
  • Exibição e envio de publicidade, seja no nosso site, redes sociais ou em sites de terceiros
  • Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços
  • Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite
  • Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança
  • Dados de geolocalização para sua segurança - por exemplo, identificando compras indevidas, Modo Rua etc.
  • Auxiliar no combate a golpes em ligações telefônicas, mediante a obtenção do seu consentimento
  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do Nubank e do sistema financeiro
  • Exercício regular de direitos do Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário
  • Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória

Dados pessoais originados do uso dos nossos produtos e serviços

Dados pessoais originados do uso dos nossos produtos ou serviços

  • Dados de contratação e uso de nossos produtos e serviços
  • Dados de transações e movimentações financeiras na conta do Nubank, como débitos, saques, pagamentos aplicações financeiras e transferências, incluindo também informações dos remetentes e beneficiários
  • Dados de contratação de operações de crédito, tais como empréstimo pessoal, negociação de valores devidos em razão do uso do cartão de crédito e parcelamento de fatura
  • Informações relacionadas ao convite para se tornar um Cliente do Nubank
  • Indicações de países de destino para viagens internacionais, incluindo tempo de permanência
  • Histórico de crédito
  • Histórico de atendimento ao cliente
  • Código do seu banco de origem, caso ative a portabilidade salarial
  • Acesso à sua lista de contatos, caso você  ative voluntariamente essa funcionalidade no nosso aplicativo

Finalidades

  • Prestação dos serviços e oferecimento dos produtos contratados
  • Autenticação de transações, atendimento e suporte ao cliente
  • Aprimoramento dos serviços prestados pelo Nubank, inclusive com o cruzamento de informações sobre produtos contratados por pessoa física e por pessoa jurídica para oferecimento de novos produtos e serviços
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços a serem oferecidos por empresas do Nubank e geração de conhecimento para inovação ou desenvolvimento de novos produtos e serviços
  • Testes para aprimoramento dos modelos,  serviços e produtos do Nubank
  • Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços, ou de nossos parceiros, inclusive com viabilização de ofertas e envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você
  • Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite
  • Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança e monitoramento de uso e performance dos serviços e produtos do Nubank
  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do Nubank e do sistema financeiro
  • Garantir meios de acessibilidade para assegurar atendimento justo e equitativo aos nossos clientes e outros titulares de dados vulneráveis
  • Exercício regular de direitos do Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário
  • Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador
  • Cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias impostas ao Nubank, incluindo normas de Conheça seu Cliente (KYC), Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e outras

Dados públicos

Dados Públicos

  • Podemos coletar informações sobre você que estejam disponíveis publicamente ou que foram tornadas públicas por você
  • Informações sobre menções ou interações com o Nubank
  • Depoimentos referentes ao Nubank postados em perfis e páginas nas redes sociais, juntamente com seu nome e imagem (incluindo fotos de perfil)

Finalidades

  • Divulgação dos produtos e serviços prestados pelo Nubank em redes sociais, websites, aplicativos ou materiais institucionais e publicitários
  • Envio de WOW (um presente, uma carta ou um mimo que pode ser enviada quando há uma conexão entre cliente e o atendimento do Nubank)
  • Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite
  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do Nubank e do sistema financeiro
  • Exercício regular de direitos do Nubank
  • Cumprimento de obrigações legais e/ou regulatórias impostas ao Nubank, incluindo normas de Conheça seu Cliente (KYC), Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo e outras

Dados de menores de idade

No Nubank, menores de idade podem ter acesso a alguns dos nossos produtos e serviços por meio de autorização dos seus pais ou responsáveis legais. Nesses casos, serão tratados dados pessoais dos menores de idade.

Além disso, são tratados os dados dos pais ou responsáveis legais, coletados os dados de registro, dados de uso dos nossos produtos e serviços e dados de navegação - que podem ser melhor compreendidos neste Aviso.

Para entender em detalhes como os dados de menores de idade são tratados, acesse a Política de Privacidade Under-18.

Compartilhamento de dados pessoais

❗As finalidades apresentadas também poderão justificar o compartilhamento dos dados sob o controle do Nubank, seja com empresas do grupo econômico do Nubank, com terceiros, parceiros e com autoridades e órgãos reguladores, quando necessário. Além disso, o Nubank poderá compartilhar os seus dados em determinadas situações caso você solicite. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos nossos negócios e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

A seguir apresentamos as principais possibilidades de compartilhamento dos dados sob controle do Nubank.

Outras empresas do grupo Nubank

  • Prestação de serviços e oferecimento dos produtos contratados
  • Operacionalização e oferta de novos serviços e produtos
  • Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços
  • Transações cambiais
  • Programas de benefícios
  • Integração e/ou migração de banco de dados
  • Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite
  • Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança
  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do Nubank e do sistema financeiro
  • Exercício regular de direitos do Nubank
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória

Parceiros de negócios, prestadores de serviço e outros terceiros

  • Aprimoramento dos nossos serviços, website e aplicativo e operacionalização de novos produtos ou serviços
  • Auxílio na prestação dos serviços que entregamos a você, por exemplo, confecção e entrega do seu cartão
  • Para contratação, uso e atendimento a requisições e solicitações envolvendo seguros contratados via Nubank, como por exemplo: Celular Seguro, Nu Vidas Juntas, Nubank Auto etc.
  • Viabilização de operações de Open Finance
  • Para benefícios relacionados ao uso dos marketplace e outros produtos e serviços, como por exemplo cashback, NuCoin, dentre outros.
  • Contato por telefone, e-mail, SMS, WhatsApp, notificação push ou outros meios de comunicação
  • Auxílio no desenvolvimento e oferta dos nossos produtos financeiros
  • Cobrança de dívidas
  • Checagem da sua identidade e elegibilidade para contratar os serviços do Nubank, e reavaliações periódicas, possibilitando o eventual convite proativo a prospectos
  • Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços
  • Transações cambiais
  • Operações de títulos e valores mobiliários
  • Programas de benefícios
  • Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite
  • Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança
  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do Nubank e do sistema financeiro
  • Exercício regular de direitos do Nubank
  • Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória

Autoridades e órgãos reguladores

  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do Nubank e do sistema financeiro
  • Operações de títulos e valores mobiliários
  • Exercício regular de direitos do Nubank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário
  • Cumprimento de ordem judicial, atendimento de solicitação de autoridade competente ou órgão fiscalizador
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória

Mediante sua solicitação

  • Garantir a transparência na nossa relação com você
  • Envio de notificações não obrigatórias por e-mails, push, WhatsApp e SMS

Seus direitos como titular de dados pessoais

   Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais

O fato de você ser Cliente do Nubank já significa que nós fazemos o tratamento dos seus dados pessoais, mesmo que esse tratamento seja, entre outros, o armazenamento de dados pessoais em ambiente seguro e controlado. Você pode solicitar ao Nubank que confirme se realiza o tratamento dos seus dados pessoais.

Acesso aos dados pessoais

Você pode solicitar que o Nubank informe e forneça os dados pessoais que possui em relação a você.

Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados

Se você verificar que os seus dados pessoais estão incompletos, inexatos ou desatualizados, você pode pedir a correção ou complementação ao Nubank. Para isso, caso não seja possível realizar a alteração pelo próprio aplicativo do Nubank, você precisará enviar um documento que comprove a forma correta e atual do dado pessoal.

Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD

Caso qualquer dado pessoal seja tratado de forma desnecessária, em excesso para a finalidade a que se destina ou em desconformidade com a LGPD, você pode solicitar que o Nubank anonimize, bloqueie ou elimine esses dados, desde que fique efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei.

Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento

Caso você tenha dado o consentimento para tratamento dos seus dados pessoais para finalidades específicas (e não necessárias para a prestação dos nossos serviços ou entrega dos nossos produtos), você poderá solicitar a eliminação desses dados pessoais.

Informação das empresas com as quais o Nubank compartilhou ou das quais recebeu seus dados pessoais

Você pode solicitar que o Nubank informe com quais terceiros compartilhou ou de quem recebeu seus dados pessoais.

Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa

Caso seu consentimento seja necessário para acessar ou usar determinado produto ou serviço, você pode pedir que o Nubank esclareça se é possível fornecer esse produto ou prestar esse serviço sem o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, ou quais são as consequências de não fornecer o consentimento para este caso.

Revogação do consentimento

Caso você tenha dado o seu consentimento para tratamento dos seus dados pessoais, você pode solicitar a revogação desta autorização. A revogação do consentimento pode resultar na impossibilidade de uso de algumas funcionalidades do aplicativo, ou até mesmo no encerramento dos serviços prestados, mas não impede o uso de (i) dados anonimizados; e (ii) dados cujo tratamento esteja baseado em outra hipótese legal prevista na LGPD.

Decisões automatizadas

Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses e a indicação dos critérios utilizados para essas decisões. Por motivos de segredo de negócio, proteção de informações confidenciais e preservação da concorrência, o Nubank não informa a forma de funcionamento desses sistemas automatizados. Importante destacar que o Nubank não garante um resultado diferente da primeira decisão, mas podemos garantir que os nossos modelos tecnológicos são consistentes e pautados em princípios legais e éticos.

Portabilidade e direito de petição

Quando regulamentado o direito de portabilidade pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), você poderá solicitar ao Nubank a portabilidade dos seus dados pessoais a outro prestador de serviços. Além disso, você tem o direito de peticionar perante a ANPD em relação aos seus dados pessoais.

Caso você deseje exercer qualquer um desses direitos, entre em contato conosco por meio do canal “Me Ajuda” no app ou diretamente com o nosso encarregado (DPO) pelo e-mail dpo@nubank.com.br. Para efetivarmos os seus direitos, podemos solicitar comprovação da sua identidade, como medida de segurança e prevenção à fraude.

Transferência internacional de dados pessoais

Alguns de seus dados pessoais, ou todos eles, poderão ser transferidos para o exterior, por exemplo quando são armazenados pelo Nubank em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. Para isso, o Nubank observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

Registro de atividades

Podemos registrar as atividades que você realiza quando utiliza nosso aplicativo, site ou blogs, criando, quando possível e aplicável, logs (registros de atividades efetuadas nos sites e aplicativos e serviços) que conterão: o endereço IP, acesso e ações realizadas por você no serviço disponibilizado, data e hora de cada ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podemos utilizar certas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto você acessa nossos sites e blogs, tais como cookies, web beacon e ferramentas de analytics.

Cookies

Arquivos de internet que armazenam de forma temporária o que você está visitando na rede. O Nubank possui cookies em seus websites e blogs e também recebe informações de parceiros a respeito de cookies inseridos nos seus respectivos websites. Os cookies podem ser utilizados para diversos propósitos, incluindo lembrar-se de você e de suas preferências, persistir informações relacionadas a suas atividades no site visitado, ou coletar informações que podem ser usadas para oferecer conteúdo de uma forma personalizada. Nossos sites também podem utilizar objetos armazenados localmente para fornecer determinado conteúdo, tais como vídeo sob demanda, videoclipes ou animação.

Nós temos cookies de terceiros ativados em nosso site. As práticas de privacidade serão regidas pelas políticas de privacidade e pelos termos de uso desses terceiros, de forma que não podemos controlar ou nos responsabilizar pelas práticas e conteúdo de privacidade de terceiros. Por isso destacamos que você pode, a qualquer momento, bloquear o uso dos cookies ativando uma configuração no seu navegador de internet e sua capacidade de limitar os cookies estará sujeita às configurações e limitações do seu navegador. Você também pode excluir os cookies existentes através das mesmas configurações do seu navegador de internet. Caso você opte por desativar os cookies, você poderá continuar navegando nos sites e nos blogs, mas algumas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Web beacon

Web beacon é uma técnica que permite mapear quem está visitando uma determinada página da web, identificando o seu comportamento com diferentes sites ou servidores da web.

Ferramentas de analytics

Essas ferramentas podem coletar informações como a forma que você visita um site, incluindo quais páginas e quando você visita tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

Medidas de segurança

O Nubank usa diversos tipos de medidas de segurança para garantir a integridade de seus dados pessoais, como padrões de segurança de informação praticados pela indústria quando coleta e armazena dados pessoais.

Os dados pessoais podem, ainda, ser armazenados por meios de tecnologia de cloud computing e outras eventuais tecnologias futuras, visando sempre a melhoria e aperfeiçoamento de nossos serviços e segurança.

Temos uma equipe robusta, altamente qualificada e responsável por garantir que o Nubank adote as melhores práticas de segurança, dentre elas:

  • Múltiplo fator de autenticação para acesso às informações;
  • Segurança como código, a fim de viabilizar automações e respostas rápidas e eficientes para eventos de segurança no ambiente tecnológico;
  • Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
  • Monitoramento contínuo do ambiente;
  • Análises e testes contínuos de segurança da informação em nossos sistemas, feitos por times internos e externos;
  • Auditorias periódicas.

Recomendamos ainda que você nunca compartilhe sua senha com ninguém, ela é pessoal e intransferível, e sempre tome cuidado ao postar seus dados pessoais em redes sociais ou qualquer outro ambiente público. Para saber mais sobre segurança digital, acesse nosso blog.

Bases Legais

O Nubank pode tratar seus dados pessoais em diferentes circunstâncias de acordo com algumas das bases legais previstas no artigo 7º da LGPD, sendo elas:

  • Consentimento do titular;
  • Legítimo interesse do Nubank ou de terceiros;
  • Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular dos dados;
  • Exercício regular de direitos, inclusive em processo judicial, administrativo ou arbitral;
  • Proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
  • Proteção do crédito.

Seus dados sensíveis, quando coletados, podem ser tratados pelo Nubank de acordo com as seguintes bases legais previstas no artigo 11 da LGPD:

  • Consentimento específico e destacado do titular ou seu responsável legal;
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
  • Exercício regular de direitos, inclusive em processo judicial, administrativo ou arbitral;
  • Proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  • Garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular dos dados, nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos.

Consentimento

Ao longo deste Aviso de Privacidade, informamos que alguns de seus dados que são usados para viabilizar operações de Open Finance e os dados provenientes da consulta ao Sistema de Informações de Crédito (SCR) somente serão tratados pelo Nubank com o seu consentimento e para as finalidades descritas.

Ao ler este Aviso de Privacidade e clicar, ao final, em "Eu li, estou ciente das condições de tratamento dos meus dados pessoais e forneço meu consentimento, quando aplicável, conforme descrito neste Aviso de Privacidade", você consente com o tratamento dos dados pessoais nas formas acima indicadas.

Nas hipóteses em que as alterações a este Aviso de Privacidade resultarem em mudanças nas práticas de tratamento de dados pessoais que dependam do seu consentimento, solicitaremos o seu consentimento com os novos termos do Aviso de Privacidade em relação ao tratamento de dados e finalidades indicados.

Legítimo Interesse

Ao longo deste Aviso de Privacidade, informamos que alguns dados pessoais poderão ser tratados pelo Nubank para atender aos seus interesses legítimos ou de terceiros. Mas não se preocupe! Nesses casos, fazemos uma avaliação complexa e criteriosa a fim de ponderar se os interesses em questão são legítimos, se o tratamento e os dados pessoais são necessários para atingir esses interesses e considerando ainda as suas liberdades e direitos fundamentais enquanto titular dos dados.

❗É importante reforçar que o interesse legítimo pode ser tanto do controlador quanto de terceiros e, assim, pode incluir interesses comerciais, individuais ou mesmo interesses da coletividade e da sociedade amplamente considerados.

Retenção e exclusão dos seus dados pessoais

Quando aplicável, e mesmo após o cancelamento da conta do Nubank, cartão de crédito ou demais serviços ou produtos, podemos armazenar os seus dados pessoais por um período adicional de tempo para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos do Nubank ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

Por exemplo, podemos armazenar seus dados para cumprir com obrigações impostas pelo Banco Central do Brasil e outras entidades regulatórias e também para preservar nossos direitos em ações judiciais. Mas não se preocupe, pois seus dados serão sempre mantidos em ambiente seguro e controlado e serão deletados ou anonimizados assim que a sua manutenção não for mais necessária ou justificável de acordo com as bases legais da LGPD.

Alterações a este Aviso de Privacidade

O Nubank poderá alterar este Aviso de Privacidade a qualquer tempo. Toda vez que alguma condição relevante deste Aviso de Privacidade for alterada, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após a nova versão ser divulgada no nosso site ou enviada por e-mail para você.

Prezamos sempre pela transparência: toda vez que uma alteração relevante for feita, nós enviaremos um comunicado a você indicando a nova versão vigente. Ao continuar a usar nossos produtos e serviços após uma alteração no Aviso de Privacidade, você estará concordando com as novas condições – mas você sempre pode manifestar a sua discordância por meio dos nossos canais de atendimento, se for o caso.

Fale Conosco

Segundo a LGPD, o Nubank é considerado o “Controlador” dos seus dados pessoais. Se após a leitura deste Aviso de Privacidade você ainda tiver qualquer dúvida, ou por qualquer razão precisar se comunicar conosco para assuntos envolvendo os seus dados pessoais, você pode entrar em contato pelos canais abaixo:

  • Seção "Me ajuda" do App do Nubank seguindo estes passos:

Abra o aplicativo Nubank - no topo da tela, toque no seu nome - clique na seção "Me ajuda" - escolha a opção "LGPD - Privacidade" e, após clicar no campo "Contato", você pode falar conosco por chat ou e-mail.

  • Encarregado (DPO): E-mail: dpo@nubank.com.br

Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.