Nu Empresas

Contrato de Conta

Vigência: 30/12/2025

1. Conta do Nubank

Ao contratar a Conta Nu Empresas, você terá acesso a uma conta de pagamento pré-paga, destinada à execução de transações que dependem do depósito prévio de valores.

Função débito não libera crédito
Ter o cartão de débito não significa que você terá crédito aprovado. O cartão de crédito precisa de análise separada e contratação específica.

Quem é quem na nossa relação

É uma pessoa jurídica (empresa), titular da Conta Nu Empresas.

Em sociedades unipessoais, haverá apenas um sócio.

Em sociedades pluripessoais, são considerados sócios tanto os administradores, quanto os não administradores que integram a sociedade.

Possuem plenos poderes de representação conforme os documentos de constituição da sociedade.

Acessos da Conta Nu Empresas

Usuário Mestre é o sócio com poderes, definidos por contrato ou outorgados pelos demais sócios administradores ou pelos documentos societários, para abrir, movimentar, investir, solicitar crédito e encerrar a Conta Nu Empresas no Nubank.

Em sociedades unipessoais, será o único sócio. 



Em pluripessoais, será o sócio com plenos poderes para essas ações.


O Usuário Mestre também pode autorizar Colaboradores Autorizados a atuarem com poderes limitados ou totais.


Caso haja a exclusão do usuário mestre, a Conta Nu Empresas será cancelada.

É o usuário titular de uma conta pessoa física do Nubank autorizado via Acesso Compartilhado. Pode ser Sócio, Sócio Administrador ou funcionário.

Acesso Compartilhado

A Conta Nu Empresas permite a concessão de diferentes níveis de acesso a sócios e funcionários da empresa por meio do Acesso Compartilhado.

O acesso é concedido pelo Usuário Mestre. Caso ele saia da sociedade, a Conta Nu Empresas é cancelada.

Essa função define o que cada usuário pode fazer na Conta Nu Empresas e os acessos podem ser alterados ou revogados a qualquer momento.

Há quatro tipos de acesso, cada um com permissões específicas:

Permite que o usuário represente a empresa perante o Nubank.

Autoriza a realização de consultas, movimentações e transferências ilimitadas.

Possibilita a aquisição de novos produtos e realizar configurações na Conta Nu Empresas, de forma limitada.

Permite a realização de aplicações e resgates em investimentos, desde que haja autorização prévia do Usuário Mestre.

Permite revogar os acessos de outros colaboradores que possuam perfis de Consulta, Operação ou Cobrança.

Concede poderes apenas para visualização das informações da Conta Nu Empresas.

Não permite realizar movimentações, transferências ou alterações de configurações.

Permite consultas, movimentações e transferências ilimitadas.

Não autoriza a aquisição de novos produtos ou alterações de configurações da Conta Nu Empresas (por exemplo, configurações de cartão de crédito ou PIX).

Permite acesso às funcionalidades relacionadas à cobrança disponíveis na Conta Nu Empresas, incluindo, mas não se limitando a: geração de QR Code para pagamentos via Pix, uso do recurso Tap to Pay, acompanhamento de boletos emitidos e acesso a outras ferramentas de contas a receber.

Este tipo de acesso não permite a aquisição de novos produtos financeiros, bem como mudanças relacionadas ao cartão de crédito, configurações do PIX ou dados cadastrais.

Contas com mais de um sócio

Para sociedades pluripessoais, a abertura da Conta Nu Empresas estará condicionada à aprovação dos seus demais Sócios que serão comunicados via aplicativo do Nubank sobre o processo de abertura da conta iniciado pelo Usuário Mestre. A Conta Nu Empresas também poderá ser aberta via envio de documentação societária e procuração de outorga de poderes. Somente após a concordância com a contratação, ciência da Política de Privacidade, das condições deste Contrato e outorga de poderes dos demais Sócios ao Usuário Mestre por meio dos seus respectivos aplicativos do Nubank é que a Conta Nu Empresas será aberta.

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2. Serviços Disponíveis

A sua Conta Nubank Empresas pode te dar acesso a diversos serviços, tais como:

É possível depositar valores na Conta Nu Empresas ou em contas de terceiros apenas por canais eletrônicos disponibilizados pelo Nubank.

Não é possível realizar depósitos em espécie ou cheque.

Ao pagar boletos para depósito, você deve utilizar apenas recursos próprios.

Você pode sacar o dinheiro da sua Conta Nu Empresas usando o cartão na função débito junto aos canais disponibilizados pelo Nubank, como caixas eletrônicos. Esse serviço funciona apenas no Brasil, segue as regras de segurança do Nubank e de redes parceiras e tem limites de uso com cobrança de tarifas.

+ Consultar Tarifas

Você pode efetuar transferências por TED ou Pix, realizar pagamentos por Pix, boletos, débito automático na conta e usar o assistente de pagamentos para te auxiliar.

As transferências poderão ser feitas entre contas Nubank ou para outras instituições.

Com os recursos depositados na Conta Nu Empresas do Nubank, você também poderá pagar boletos, contas de serviços públicos, fazer recargas de créditos no seu celular ou realizar transferências por meio de plataformas e arranjos de terceiros.

Neste caso, você deverá sempre respeitar os termos e condições disponibilizados por esses terceiros, não sendo o Nubank responsável por essas operações.

É possível emitir boletos de cobrança diretamente pelo Nubank, sujeitos às tarifas indicadas no site ou aplicativo no momento da contratação. A emissão deve ser feita exclusivamente para cobranças relacionadas à prestação de serviços ou comércio de bens.

Você é responsável pelo correto preenchimento dos dados dos boletos, inclusive quando realizados por terceiros. O Nubank não se responsabiliza por desacordos comerciais entre você e os destinatários dos boletos.

Controle de Movimentação de Conta Nu Empresas

O Nubank poderá oferecer, por meio do aplicativo, sistemas de bloqueios voluntários para a movimentação do saldo da Conta Nu Empresas a serem configurados e autorizados por você, de modo a permitir maior controle financeiro referente aos seus recursos depositados. Esses sistemas não prejudicarão a livre movimentação do saldo da Conta Nu Empresas, de modo que você poderá configurar ou cancelar esses sistemas de bloqueios voluntários, a qualquer momento, pelo aplicativo por meio dos demais canais eletrônicos.

Controle de movimentação

Rendimento e aplicação do saldo

Ao deixar dinheiro na sua Conta Nu Empresas, você poderá optar por mantê-lo na conta ou aplicá-lo em RDB (Recibo de Depósito Bancário) com liquidez imediata.

Sempre que quiser, você poderá escolher não manter o valor em RDB e resgatá-lo respeitando o período mínimo informado em comunicações oficiais.

Os valores aplicados em RDB poderão render, de acordo com a política do Nubank, sujeita a ajustes dinâmicos e tributos. Você terá acesso a todas essas informações por meio dos canais oficiais do Nubank, inclusive no aplicativo para celular.

PIX

Para usar o Pix, você precisará cadastrar uma chave para efetuar as transferências instantâneas. Ela será exibida para quem for transferir dinheiro para você.

Se o Nubank identificar uma suspeita de fraude em transações feitas por Pix, ele poderá:


a. bloquear o valor por até 72 horas, inclusive de aplicações em investimentos vinculados à sua Conta Nu Empresas; ou



b. devolver o valor à origem, se houver fraude ou falha operacional no sistema das instituições envolvidas.



Você autoriza o Nubank a realizar esses bloqueios e devoluções.

3. Cartão de Função Débito

Ao abrir uma Conta Nu Empresas, você receberá um cartão pré-pago na função débito. Ele só funcionará se estiver dentro do prazo de validade e se você tiver saldo suficiente na sua conta. Com o cartão, você poderá: fazer compras à vista no Brasil, fazer compras online, se permitido pelo próprio estabelecimento, e sacar dinheiro em redes credenciadas.

Mão direita de uma pessoa, com pulseira de pérolas no pulso, segura um cartão Nubank business branco. Ao fundo estão várias bicicletas de cores variadas desfocadas.

A Empresa deve conferir as despesas no aplicativo do Nubank e, em caso de divergência, poderá contestar lançamentos em até 90 dias da data de processamento, seguindo as regras da bandeira do cartão.

E se acontecer algo com o cartão?

Em casos de perda, extravio, furto ou fraude, não se preocupe! É só seguir os passos abaixo:

  1. Fale com o Nubank pelos canais de atendimento.
    Seu cartão e sua conta poderão ser bloqueados e cancelados na hora.
    Basta acessar a aba Me roubaram ou a Central de Ajuda e Segurança do Nubank.
  2. Envie o boletim de ocorrência ao Nubank. 
  3. Conteste cobranças relacionadas a perda, roubo ou fraude do seu cartão.

    Você tem até 30 dias após a transação para fazer isso. Se não contestar, o Nubank entenderá que você concordou com a compra.
  4. Peça a 2ª via do seu cartão.

    Você autoriza o Nubank a atualizar o novo número do cartão nos estabelecimentos que fazem cobranças recorrentes. Isso somente será feito com estabelecimentos aprovados pela bandeira. Se não quiser essa atualização, é só pedir.

Mas, lembre-se: qualquer transação autorizada por senha ou qualquer uso com má-fé, indevido ou suspeito do seu cartão de crédito será de sua exclusiva responsabilidade.


Regularização da dívida

Você autoriza o Nubank, a qualquer tempo, a debitar valores de sua Conta Nu Empresas, bem como realizar o resgate total ou parcial de seus investimentos mantidos junto ao Nubank ou empresas do seu grupo, e a utilizar valores de novos depósitos ou aplicações para quitar quaisquer valores devidos em decorrência de atraso no pagamento, uso indevido, fraude ou qualquer outra prática que gere obrigação de ressarcimento perante o Nubank.

4. Direitos

Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá os seguintes direitos:

Você pode consultar todas as movimentações de entrada e saída de recursos ocorridas. Isso inclui extratos e comprovantes que podem ser obtidos imediatamente pelo aplicativo do Nubank ou pelos canais oficiais de atendimento.

Quando contratar nosso cartão na função débito, além das compras que você pode realizar usando o saldo em sua Conta Nu Empresas, você também pode realizar a retirada de valores.

Você pode realizar essas operações, atentando-se sempre aos termos deste contrato.

Você pode encerrar a Conta Nu Empresas nos termos desse contrato a qualquer momento de maneira fácil e rápida. 

5. Deveres

Ao contratar os serviços aqui descritos, você terá os seguintes deveres:

Você deve utilizar a Conta Nu Empresas de acordo com os termos contratuais, pagar eventuais tarifas, tributos e encargos aplicáveis, conforme previsto neste contrato.

Você deve ler e seguir a Política de Privacidade, que também se aplica ao Usuário Master, aos sócios e aos colaboradores autorizados.

Ler a Política

Forneça dados cadastrais e societários verídicos no momento da abertura da Conta Nu Empresas.

Mantenha atualizados os dados da empresa, dos sócios e dos colaboradores autorizados, informando o Nubank em caso de alterações.

Garanta a legitimidade e clareza dos documentos enviados, que devem estar legíveis, sem rasuras ou obstruções.

Mantenha seu celular em local seguro e nunca compartilhe senhas, nem com funcionários, terceiros ou pessoas próximas.

A senha de acesso é pessoal e intransferível, mesmo a terceiros que tenham Acesso Compartilhado.

Comunique imediatamente ao Nubank em caso de furto, roubo ou perda do celular com acesso à Conta Nu Empresas.

O Usuário Mestre é responsável por incluir e revogar acessos de Colaboradores Autorizados.

Colaboradores com Acesso Compartilhado de Administração também podem revogar acessos de perfis de Consulta, Cobrança e Operação.

Transações bloqueadas por suspeita de fraude.

Transações realizadas por terceiros com uso de PIN ou senhas.

Transações feitas após furto ou roubo, se não houver comunicação imediata.

Transações feitas por usuários com Acesso Compartilhado cuja revogação ou saída da sociedade não foi informada previamente e corretamente ao Nubank.

Manter o seu aplicativo atualizado e possuir smartphone que tenha os requisitos mínimos determinados pelo Nubank. 

Por segurança, dois clientes não podem usar o mesmo aparelho para acessar a Conta Nu Empresas. 

6. E se uma cláusula for descumprida? 

O Nubank poderá cancelar ou bloquear a sua Conta Nu Empresa e o seu cartão, em todas as funções contratadas. Veja abaixo as hipóteses de bloqueio da conta e de encerramento do contrato.

Bloqueio da Conta

• Dados cadastrais suspeitos
Se houver alguma dúvida ou inconsistência nas suas informações pessoais (como nome, endereço, etc.)

• Movimentações fora do seu padrão
Caso você comece a fazer transações muito diferentes do seu habitual (valores muito altos, em locais incomuns, etc.)

• Suspeita de crimes financeiros
Se houver qualquer indício de que a conta está sendo usada para atividades ilegais, como lavagem de dinheiro.

• Uso indevido da conta
Se você desrespeitar qualquer regra dos contratos que assinou com o Nubank.

• Problemas com transações
Se houver suspeita de fraude nas transações ou se ocorrer alguma falha técnica no sistema durante a transação.

• Falta de envio de documentos
Se o Nubank pedir para você enviar novos documentos ou atualizar suas informações e você não o fizer, a conta pode ser bloqueada até a regularização.

• Atraso no pagamento
Caso você tenha alguma fatura ou dívida em atraso com o Nubank.

• Uso do cartão de forma ilegal 
Se o Nubank perceber movimentações suspeitas ou irregulares, como, por exemplo, participação de jogos de azar, a sua conta e o seu cartão poderão ser bloqueados. 

Encerramento do Contrato

• Por você
Por meio de comunicação ao Nubank, a qualquer momento e sem explicar o motivo.

• Pelo Nubank

Por meio de comunicação a você, por escrito, com 15 dias de antecedência, a qualquer momento e sem precisar explicar o motivo, desde que observado o aviso prévio.

O Nubank pode encerrar seu contrato, a qualquer momento, com efeito imediato, nas seguintes hipóteses:

• Uso incorreto da Conta Nu Empresas: Se você usar sua conta ou cartão na função débito de uma forma que desrespeite as regras do contrato que você aceitou.

• Conta parada: Se você não movimentar sua Conta Nu Empresas (nenhuma entrada ou saída de dinheiro) por 12 meses seguidos.

• Restrições no seu nome: Se houver restrições cadastrais ou creditícias em nome da empresa e/ou de qualquer sócio e colabores autorizados.

• Informações cadastrais irregulares: Se forem encontradas irregularidades graves nos dados cadastrais, conforme as normas do Banco Central do Brasil.

• Atividades suspeitas: Caso o Nubank identifique movimentações muito fora do seu padrão de uso, suspeita de crimes financeiros (como lavagem de dinheiro), informações cadastrais inconsistentes.

• Análise cadastral inicial: Se, durante a análise inicial do seu cadastro, o Nubank optar por não seguir com a abertura da Conta Nu Empresas.

• Uso indevido da marca: Se você usar a marca ou qualquer propriedade intelectual do Nubank sem autorização.

• Comunicação ofensiva: Se a empresa ou seus Sócios usar linguagem ou materiais desrespeitosos ao se comunicar com o Nubank ou seus funcionários.

• Problemas com o CNPJ: Em caso de nulidade do CNPJ, liquidação, falência, recuperação judicial ou extrajudicial da Contratante.

Você se compromete a sempre manter na Conta Nu Empresas os valores suficientes para o pagamento de compromissos assumidos com o Nubank ou decorrentes de disposições legais.

7. Disposições finais

Ao aderir a este contrato, você precisa saber de algumas informações importantes. 

  • Documentos complementares

    As mensagens que o Nubank te enviar, seja por e-mail, push notification, aplicativo de mensagem ou SMS e telas da jornada do aplicativo, farão parte deste contrato.
  • Alterações e atualizações no contrato

    O Nubank pode alterar o contrato a qualquer momento. Nesse caso, será enviado um aviso por escrito com 15 dias de antecedência. Se você não concordar com a mudança, poderá encerrar o contrato.
  • Informações Verídicas

    A Contratante declara que todas as informações fornecidas no momento da abertura da Conta Nu Empresas e de sua ativação são verídicas, especialmente aquelas concernentes aos países onde a Contratante opera, além do Brasil.
A Contratante deverá informar imediatamente o Nubank a respeito de quaisquer alterações em seus dados cadastrais e/ou de seus sócios. Será de inteira responsabilidade da Contratante todas as consequências decorrentes do descumprimento dessa obrigação.
Além disso, o Nubank discricionariamente poderá solicitar a atualização de seus dados e/ou de seus sócios sempre que entender necessário ou quando a legislação vigente aplicável assim exigir.
O Nubank poderá realizar o bloqueio temporário da sua Conta Nu Empresas caso entenda que não houve o cumprimento das obrigações previstas nesta cláusula.
  • Comunicação com órgãos públicos
    O Nubank comunicará ao Banco Central, COAF e demais órgãos previstos em lei operações que possam se enquadrar na Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro) ou outras normas legais.
  • Tributação

    A Empresa reconhece que o uso de determinadas funcionalidades e a eventual remuneração de saldos podem gerar pagamento ou retenção de impostos antes da liberação dos recursos.
  • Sistema de Informações de Crédito (SCR)

    A Empresa autoriza o Nubank a consultar e compartilhar informações da empresa e sócios com o SCR, inclusive após o encerramento do contrato. O SCR é mantido pelo Banco Central e registra informações sobre operações e limites de crédito. É possível acessar ou solicitar correções de seus dados no SCR a qualquer momento.
  • Consulta de informações financeiras

    A Empresa autoriza o Nubank, empresas do grupo e terceiros contratados a consultar informações em entidades registradoras e em sistemas públicos ou privados para ofertar produtos e serviços. Essa autorização pode ser revogada a qualquer momento pelos canais de atendimento.
  • Conformidade trabalhista e ambiental

    A Empresa declara não possuir processos judiciais ou administrativos relacionados a trabalho escravo ou infantil ou descumprimento de normas ambientais, e se compromete a cumprir integralmente a legislação brasileira durante toda a vigência do contrato.
  • Outras funcionalidades

    Após abrir sua Conta Nu Empresas, você poderá receber ofertas de serviços como Tap to Pay, NuPay
e Link de pagamento. Esses produtos só estarão disponíveis se você atender aos critérios definidos pelo Nubank e seus parceiros.



    Ao usar qualquer um deles, você concordará com os termos do contrato de cada um desses serviços.

    + Termos de Serviço do contrato
 
    + Termos de Serviço Link de Pagamento
    + Termos de Serviço NuPay
    + Termos de Serviço Tap to Pay


8. Autorização de Dados para Prevenção 
de Fraudes

Você concorda e autoriza que o Nubank processe, armazene e compartilhe os seus dados pessoais para subsidiar procedimentos de controles e prevenção de fraudes, conforme a Resolução Conjunta n.º 6 de 2023 do Banco Central do Brasil.

9. Principais canais de contato

Fale com nossos atendentes pelo chat no app Nubank, disponível 24h por dia, ou se preferir, ligue para a Central de Atendimento de acordo com a sua região. Use os canais de Ouvidoria para situações nas quais você já tenha passado pela Central de Atendimento e ela não tenha solucionado a sua demanda.

Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat. Basta abrir o chat no app.

Central de Atendimento

4020 0185

Capitais e Regiões metropolitanas

0800 591 2117

Demais Localidades

0800 887 0463

Ouvidoria

Página da Ouvidoria

Este contrato está sendo celebrado com:

CNPJ: 18.236.120/0001-58

Rua Capote Valente, nº 120, 01º ao 08º andar, 09º andar, conjunto 902, e 16º andar,
Pinheiros,
CEP 05409-000,
São Paulo - SP

CNPJ: 30.680.829/0001-4

Rua Capote Valente, nº 120, 12° ao 15° andares, Pinheiros,
CEP 05409-000,
São Paulo - SP

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