O Nubank simplifica a sua vida na hora de você declarar o IR.
O informe de rendimentos é um documento que detalha o quanto uma pessoa tem em aplicações financeiras e quanto recebeu de rendimentos no ano anterior. Ou seja, o informe do Nu detalhe tudo o que você teve com a gente, de rendimento da Conta a investimentos. Assim, fica fácil declarar o Imposto de Renda.
A forma como você vai acessá-los é diferente caso você tenha sido cliente apenas do Nubank, cliente do Nubank+Nu Invest ou apenas cliente da Nu Invest em 2024. Confira:
Cada bloco de informação sobre os produtos do informe de rendimentos é um espelho das fichas do programa do Imposto de Renda da Receita Federal. Conheça cada um deles.
A Receita só disponibiliza o programa de declaração do IR após a disponibilização do informe de rendimentos, e é possível que ocorram algumas modificações no programa que impactem as informações do seu informe. Não se preocupe, vamos atualizar os nossos conteúdos para que você saiba o que mudou.
Em cada bloco do informe, você vai receber as seguintes informações. Elas serão pedidas no momento da declaração:
Grupo: o número do grupo que você pode indicar no programa da Receita Federal dentro da ficha correspondente;
Código: o número do código que você pode indicar no programa da Receita Federal;
Localização, CNPJ e fonte pagadora: os dados da instituição financeira onde você fez o investimento, tem uma conta etc;
Discriminação sugerida: aqui vai aparecer o nome do produto que você vai declarar.
Entenda abaixo quais dados o informe de rendimentos unificado do Nubank traz.
Lembrando que cada bloco de informações só vai aparecer no informe para quem teve o produto correspondente em 2024.
Para a Receita Federal, “Bens e Direitos” é tudo o que você teve em seu nome no ano. São todos os produtos financeiros, investimentos e patrimônio (em dinheiro ou em bens) que você tinha em 2024.
No informe de rendimentos do Nubank, é nesse bloco que vão aparecer as informações de tudo o que o cliente teve com a gente até o último dia do ano passado, incluindo os possíveis investimentos feitos pela Nu Invest.
Confira quais produtos podem aparecer neste primeiro bloco do informe de rendimentos do Nubank.
RDB e Conta do Nubank: é o campo em que aparecem as informações sobre a sua Conta. Aqui vai aparecer a soma dos saldos da Conta, do dinheiro que está na função Saldo Separado e na função Resgate Planejado. Se você tem dinheiro guardado nas Caixinhas e escolheu aplicar em RDB, esses valores vão aparecer neste campo também;
Conta Nu Invest: é o saldo que você tinha na conta da Nu Invest no último dia de 2023 e no último dia de 2024.
Fundos de Investimentos (Antiga Nu DTVM): neste campo vão aparecer todas as informações das suas aplicações nos fundos do Nubank, que são os fundos Nu Seleção Cautela, Equilíbrio e Potencial, fundos Nu Reserva Imediata e Nu Reserva Planejada, e os fundos Nu Ultravioleta Ações e Multimercado. Se você tem dinheiro guardado nas Caixinhas e escolheu o fundo Nu Reserva Imediata como o rendimento dela, esses valores vão aparecer aqui. A Nu DTVM foi incorporada pela Nu Invest no fim de 2024, de modo que mantivemos a visualização desta forma para não gerar confusão, mas a partir de 2025 será tudo Nu Invest;
Fundos de Investimentos (Nu Invest): nesta seção, vão aparecer todas as informações das suas aplicações nos fundos distribuídos pela Nu Invest;
Nubank Cripto: se você teve algum criptoativo, as informações aparecerão neste campo.
O informe ainda apresenta no bloco de "Bens e Direitos", as informações do seu saldo em Tesouro Direto, investimentos de Renda fixa, ações brasileiras, ações Globais (BDRs), fundos de índices (ETFs), fundos imobiliários (FIIs), fundos de investimento em cadeias agroindustriais (Fiagro) e fundos incentivados de investimento em infraestrutura (FI-Infra).
Crédito em trânsito são valores que saíram da sua Conta em alguma movimentação, mas cuja operação ainda não tinha sido efetivada no último dia do ano. Isso pode acontecer quando, por exemplo, você compra algum investimento. Dependendo de qual foi a aplicação, pode demorar até um dia para que essa compra seja efetivada.
Dividendos creditados e não pagos são valores pagos pelas empresas aos investidores quando elas têm lucro. Dividendos "creditados e não pagos" são os valores que foram aprovados pelas companhias em 2024, mas que só vão cair na conta dos investidores em 2025.
Conhecidos como JCP, os juros sobre capital próprio também são uma remuneração das empresas aos investidores. Os JCP "creditados e não pagos" representam a parcela do patrimônio da empresa que foi aprovada no ano de 2024, mas que o investidor só receberá de fato em 2025. Diferentemente dos dividendos, esta forma de remuneração é tributada – ou seja, é o investidor que paga o Imposto de Renda. Mas esse valor é descontado direto na fonte.
Existem valores recebidos pelos contribuintes que não têm cobrança de Imposto de Renda. É o caso de dividendos, bolsas, doações, heranças, saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), as indenizações de rescisão trabalhista e outros valores. No informe de rendimentos unificado do Nubank, podem aparecer os seguintes campos dentro desse bloco:
Renda fixa: é um conjunto de investimentos considerados mais conservadores, pois o investidor sabe, no momento da aplicação, a taxa de juros ou índice que será usado para calcular o rendimento dele. Alguns investimentos de renda fixa são isentos de Imposto de Renda, como é o caso das LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e de uma categoria de debêntures, as debêntures incentivadas. Se você teve alguma dessas aplicações em 2024, esse campo vai aparecer para você declarar;
Dividendos recebidos: são os valores que as empresas pagam aos investidores quando elas têm lucro e não há tributação sobre esse dinheiro.
Ao contrário dos rendimentos isentos, aqui estamos falando de rendimentos que têm a cobrança de Imposto de Renda. Embora os valores demonstrados no informe já apareçam com o desconto do imposto, você deve declará-los. Neste bloco aparecem as seguintes informações:
Renda fixa: aqui aparecem as informações sobre os rendimentos de investimentos de renda fixa que têm cobrança de Imposto de Renda, como títulos do Tesouro Direto e CDBs;
Juros sobre capital próprio: diferentemente dos dividendos, os JCP não são isentos de tributação. Os valores recebidos vão aparecer neste campo do seu informe.
Se você contratou algum empréstimo com o Nubank com valor acima de R$ 5 mil, precisa declarar esses valores no Imposto de Renda na ficha "Dívidas e ônus reais". Neste bloco do seu informe de rendimentos unificado do Nubank vão aparecer as seguintes informações:
Empréstimo Nu Invest: caso você tenha contratado um empréstimo ou ainda tinha um contrato vigente em 2024 no aplicativo da Nu Invest, as informações sobre os valores que precisam ser declarados vão aparecer aqui;
Empréstimo Nubank: se você contratou um empréstimo pelo aplicativo do Nubank, as informações que devem ser declaradas vão aparecer neste campo. É aqui também que vão aparecer os dados dos empréstimos feitos com a Nu Financeira e/ou com a Creditas, em parceria com o Nubank.
No Nubank, você encontra N Possibilidades para a sua restituição do Imposto de Renda. Para isso, basta receber os valores na Conta do Nu.
Entenda aqui as informações que você precisa saber sobre o documento que facilita a sua vida na hora de declarar o Imposto de Renda.
O informe de rendimentos do Nubank já está disponível para os nossos clientes pelo app.
Não necessariamente. Ter uma Conta do Nubank não te obriga a fazer a declaração anual do Imposto de Renda. Só é obrigado a declarar o Imposto de Renda quem se enquadra nos critérios da Receita Federal.
Ou seja: ter uma Conta do Nubank não é critério para declarar ou não o Imposto de Renda.
No entanto, se você já se encaixa nos critérios da Receita Federal e também tem uma Conta do Nubank, aí precisa incluir na sua declaração os valores enviados no informe de rendimentos.
Você conhece a gente apenas como Nubank, mas, na hora da declaração, diferentes produtos estão vinculados a CNPJs diferentes. As empresas que podem aparecer no seu informe de rendimentos do Nubank são: Nu Pagamentos, Nu Financeira, Nu Invest, Nu Crypto e Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.
Se a identificação da fonte pagadora do informe constar como "Nu Pagamentos", as informações de rendimentos e saldo serão sobre os seguintes produtos:
- Saldo da Conta do Nubank e função Saldo Separado, que rendem 100% do CDI depois de 30 dias do depósito;
- Depósitos do Cartão para Construir Limite.
O CNPJ da Nu Pagamentos é 18.236.120/0001-58.
Quando a identificação da fonte pagadora constar como "Nu Financeira", as informações de rendimentos e saldo serão sobre os seguintes produtos:
- Saldo da conta em RDB e função Saldo Separado, que rendem 100% do CDI depois de 30 dias do depósito;
- Depósitos de Resgate Planejado, com data de vencimento.
O CNPJ da Nu Financeira é 30.680.829/0001-43.
Quando a identificação da fonte pagadora constar como "Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários", as informações de rendimentos e saldo serão sobre os fundos de investimentos próprios do Nubank - fundos Nu Seleção Cautela, Equilíbrio e Potencial, fundos Nu Ultravioleta Ações e Multimercado, e fundos Nu Reserva Imediata e Nu Reserva Planejada, além dos demais fundos disponíveis para investimento no app do Nubank.
O CNPJ da Nu Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários é 39.544.456/0001-58.
Se a identificação da fonte pagadora constar como "Nu Invest S.A.", as informações de rendimentos e saldo serão sobre qualquer investimento de renda fixa, como CDBs e títulos públicos, e de renda variável, como ETFs, fundos, BDRs e ações, que foram comprados pelo aplicativo da Nu Invest.
O CNPJ da Nu Invest S.A. é 62.169.875/0001-79.
Na seção “Criptoativos” do informe de rendimentos, você vai encontrar a quantidade e o valor de custo de aquisição pelo método “Último que Entra, Primeiro que Sai” em 2023 e “preço médio” em 2024. Caso você não queira seguir com o método adotado, poderá pegar o extrato completo das transações pelo app.
O CNPJ da NU Crypto Ltda. é 44.342.498/0001-46.