Nubank

Como declarar as Caixinhas do Nubank

Saiba quando e como declarar o seu dinheiro guardado nas Caixinhas.

Peça sua Conta e seu Cartão

O que você precisa declarar das Caixinhas do Nubank?

O que você precisa saber antes de declarar as Caixinhas

Saiba quem precisa declarar as Caixinhas e outras informações importantes que simplificam o momento da sua declaração.

Por serem investimentos, esses produtos precisam ser declarados no Imposto de Renda. Mas você só tem a obrigação de declarar esse tipo de investimento por trás das Caixinhas caso se enquadre nas regras da Receita. Conheça aqui quais são essas regras.

Em 2024, existiam os seguintes investimentos por trás das Caixinhas:

RDB Diário
O RDB do Nubank é um investimento cujo rendimento acompanha 100% do CDI, com liquidez diária.

RDB Imediato
O RDB do Nubank com liquidez imediata traz todas as características do RDB com liquidez diária. Mas, nesse caso, o resgate do dinheiro cai na sua conta imediatamente. 

RDB Planejado
Essa opção funciona como os dois tipos de RDBs acima, mas a diferença é que, com o RDB Planejado, você pode escolher uma data específica para resgatar o dinheiro que você guardou. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade. 

Além disso, há ainda clientes com Caixinhas com o fundo Nu Reserva Imediata por trás, um fundo de renda fixa com objetivo de rentabilidade acima de 100% do CDI ao longo do tempo.

Para saber qual é o investimento por trás das suas Caixinhas, basta acessar o aplicativo.

- Na tela inicial do seu app Nubank, clique na aba de Planejamento – ela é identificada por um cifrão ($);

- Depois, clique em Caixinhas; 

- Selecione a Caixinha que você tem e role a tela para baixo para checar o histórico de depósitos. Ali, você já consegue verificar qual aplicação está por trás da sua Caixinha. 

Para declarar os valores depositados nas Caixinhas, você precisa ter acesso ao informe de rendimentos do Nu – documento que detalha o que uma pessoa tem em uma instituição ou quanto recebeu dela no último ano: todos os rendimentos que você teve com investimentos, salário, pensões, benefícios, bônus, entre outros.

O informe de rendimentos do Nubank é unificado – então ele tem todas as informações que você precisa para declarar todos os produtos do Nubank e da Nu Invest que você teve com a gente em 2024, o ano-calendário da declaração do Imposto de Renda 2025.

Este documento está disponível no app do Nubank. 

As informações sobre os valores guardados nas Caixinhas em RDB aparecem no informe de rendimentos na seção "RDB e Conta do Nubank". Ou seja, ao declarar a sua Conta do Nubank, você já está declarando as Caixinhas que têm dinheiro em RDB. 

Já os dados sobre os valores das Caixinhas que estão no fundo Nu Reserva Imediata ou Planejada aparecem no campo "Fundos de investimentos Nubank". Ao declarar os fundos que têm do Nubank, já está declarando essas Caixinhas também.   

Quer usar a declaração pré-preenchida na hora de declarar seu Imposto de Renda 2025? Tenha o dobro da atenção: é preciso checar todas as informações e dados antes de enviar o documento ao Leão. Isso porque a Receita Federal usa vários bancos de dados para puxar as suas informações, mas ela não valida esses dados. Ou seja, é você que precisa conferir tudo e alterar ou mesmo incluir o que for preciso.

Se você tiver que declarar e inserir as informações sobre as Caixinhas do Nubank, indicamos que considere as informações disponibilizadas no seu informe de rendimentos, pois ele é o documento oficial considerado pela Receita Federal para o IR. E se tiver qualquer dúvida sobre como fazer isso, consulte um profissional. 

Plataformas brancas sobrepostas com um smartphone apoiado na plataforma mais alta e um cartão Nubank com nome Gabriela Lima apoiado na plataforma mais baixa, onde há uma leve luz roxa. O smartphone está na tela inicial do aplicativo Nubank.

Restituição do Imposto de Renda na Conta do Nu

No Nubank, você encontra N Possibilidades para a sua restituição do Imposto de Renda. Para isso, basta receber os valores na Conta do Nu.

Saiba como fazer isso

Como declarar as Caixinhas do Nubank

O saldo e o rendimento das suas Caixinhas devem ser declarados em duas fichas no programa da Receita Federal. Se tiver dúvidas, consulte um profissional.  

Se o dinheiro das suas Caixinhas está em RDB, esses valores são declarados junto com o saldo da sua Conta do Nubank com depósitos feitos em RDB. Como assim? 

No informe de rendimentos do Nubank, no bloco "Bens e Direitos", campo "Conta Nubank", existe uma linha com informações sobre o dinheiro que você tem com a gente em RDB – ele está identificado com a fonte pagadora Nu Financeira. 

Esse valor é a soma do dinheiro que está: 

- Na função Resgate Planejado, que tem data de vencimento; 

- Na sua conta com depósitos em RDB (em algum momento, você escolheu no aplicativo que os depósitos seriam feitos em RDB); 

- E também nas Caixinhas com depósitos feitos em RDB.

Na prática, ao declarar a sua Conta do Nubank com depósitos feitos em RDB, você está declarando as suas Caixinhas que têm RDBs.   

Esses valores precisam ser declarados em duas fichas diferentes do programa do Imposto de Renda: 

Na ficha “Bens e Direitos”: declarar o saldo que você tinha com a gente em 31 de dezembro de 2023 e 2024. Ao fazer isso, você basicamente indica para a Receita Federal que tem esse dinheiro como patrimônio; 

"Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva": nesta ficha, os clientes informam os rendimentos que tiveram com seus RDBs ao longo de 2024, ou seja, seus ganhos.

Para declarar o saldo das suas Caixinhas com RDB, basta declarar o saldo da sua Conta do Nubank. 

Na ficha “Bens e Direitos” do programa do Imposto de Renda, você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação) e inserir as seguintes informações: 

- Localização: Brasil; 

- CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Financeira, conforme enviado no seu informe de rendimentos;

- Discriminação: Saldo em RDB no Nubank, agência [xx], conta [xx];

- Situação em 31/12/2023 e Situação em 31/12/2024: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimentos. Neste campo do Imposto de Renda, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”, você declara o rendimento, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”). Saiba como preencher: 

- Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;

- CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Financeira que vêm no informe de rendimentos;

- Valor: insira o valor “Rend. Exclusivo.” que consta no seu informe; 

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$0,00, você não precisa preencher esta ficha, apenas a ficha “Bens e Direitos”.

O fundo Nu Reserva Imediata já foi uma das opções por trás das Caixinhas. E os clientes que ainda têm essa Caixinha precisam declarar os valores, caso atendam a uma das regras da Receita Federal.

Por ser um fundo, ele deve ser declarado como qualquer outro fundo de investimento, em duas fichas diferentes do programa da Receita Federal. 

Na ficha “Bens e Direitos”: declarar o quanto você tinha no fundo; 

"Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva": nesta ficha, os clientes informam os rendimentos que tiveram com seus fundos ao longo de 2024, ou seja, seus ganhos. Só devem preencher esta ficha os clientes que venderam cotas e tiveram lucro nessa venda.

As informações sobre esse fundo estão no bloco "Bens e Direitos" do seu informe de rendimentos, na seção "Fundos de Investimentos". Ele está identificado como Nu Reserva Imediata, e não como Caixinha. 

O saldo do Nu Reserva Imediata que aparece no informe é a soma de todo o dinheiro que você tem no fundo. Ou seja, nesse saldo também constam os valores investidos no Nu Reserva Imediata de forma direta, sem ser via Caixinhas. Na prática, ao declarar os seus investimentos em fundos do Nubank, você está declarando os valores das Caixinhas que estão no fundo Nu Reserva Imediata.  

Importante: se você tem mais de um fundo – por exemplo Nu Reserva Imediata e Nu Reserva Planejada –, é preciso declarar um de cada vez no programa da Receita Federal.

Na ficha "Bens e Direitos", você declara a titularidade desse investimento. Acesse a ficha "Bens e Direitos", selecione o grupo 7 (Fundos), o código 01 (Fundos de Investimentos sujeitos à tributação periódica - Lei 14.754/2023) e preencha os seguintes dados:

- Em "Discriminação", coloque o nome e o CNPJ do fundo e a quantidade de cotas que você tinha na carteira no último dia de 2024. Se a conta for conjunta, é preciso colocar também o nome, CPF do co-titular e CNPJ do fundo;

- No campo "Situação", você deve colocar o saldo total, de acordo com o informe.

Importante: os fundos de investimento devem ser declarados no código apropriado. Exemplo: fundo de investimento imobiliário deve ser declarado no código 03 e fundo de investimento em ações, no código 5.

Na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”, você declara o rendimento do seu fundo, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”).

Depois, basta informar o CNPJ e nome da fonte pagadora e valor dos rendimentos. Esses dados estão no seu informe do Nubank.

Os dados declarados precisam ser os mesmos que constam no seu informe de rendimentos, como o nome do fundo e CNPJ do administrador.

O Nubank simplifica a sua declaração. Saiba as novidades do IR 2025

Ir para o blog
Como declarar as Caixinhas do Nubank