Risco baixo, rende mais que a poupança e é garantido pelo Tesouro Nacional.
Abra sua Conta e comece a investir
Informações importantes antes de investir.
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional que permite que você invista em títulos públicos federais de um jeito fácil.
Na prática, comprar um título público é emprestar dinheiro para o Tesouro Nacional. Em troca, você recebe o valor corrigido mais juros no prazo de vencimento ou, no caso do Tesouro RendA+ e do Educa+, a partir da data escolhida.
Por ser considerada mais segura, essa aplicação é considerada uma das portas de entrada para o mundo dos investimentos, mas é indicada também para investidores mais experientes que queiram aumentar a estabilidade das suas carteiras.
Existem três tipos de rendimento para títulos do Tesouro Direto:
• Prefixado: com este tipo de título, é possível saber quanto você vai receber de rendimento na data do vencimento agendada.
• Pós-fixado: aqui, o rendimento é atrelado a um índice da economia; por isso, o valor final só será confirmado quando o título vencer ou quando você solicitar o resgate do dinheiro.
• Híbrido: nesse caso, a rentabilidade do título é a soma de duas partes – uma pós-fixada e outra prefixada. É o caso do Tesouro IPCA+, por exemplo. Nele, a parte pós-fixada acompanha o sobe e desce do IPCA. Já a parte prefixada considera os juros reais futuros, já com o desconto da inflação.
Não cobramos nenhuma taxa para quem quiser investir em títulos públicos do Tesouro Direto no Nubank.
Porém, há a taxa de custódia, cobrada pela Bolsa de Valores para manter seus títulos guardados e seguros. Esse valor também paga os custos dos registros das informações e movimentações dos saldos financeiros dos investidores.
A taxa de custódia é de 0,2% ao ano, cobrada semestralmente, nos meses de janeiro e julho. Esse percentual é aplicado em cima do valor total que o investidor tem em cada título. Mas há exceções:
• Tesouro Selic: essa taxa só é aplicada para valores acima de R$ 10 mil. Investimentos abaixo desse valor são isentos de taxa de custódia.
• Tesouro RendA+ e Educa+: a taxa de custódia é isenta para quem mantiver o título até a data de vencimento.
O Tesouro Direto tem cobrança de Imposto de Renda e a alíquota segue uma tabela regressiva. Assim, quanto mais tempo seu dinheiro permanece investido, menos imposto você paga.
O Imposto de Renda incide apenas sobre os rendimentos dos títulos, e não sobre o montante total. A cobrança acontece apenas no vencimento ou quando o investimento é resgatado antecipadamente.
Os títulos com juros semestrais e o RendA+ têm regras específicas:
• Títulos com juros semestrais têm cobrança de IR a cada pagamento.
• Já no RendA+, a cobrança de IR acontece sobre os rendimentos mensais.
Para deixar a vida mais fácil, o Imposto de Renda do Tesouro Direto é retido na fonte. Ou seja, você não precisa se preocupar com o pagamento porque a cobrança é feita direto no seu app do Nubank.
Na página inicial do app do Nubank, clique na aba de Planejamento, sinalizada com um cifrão ($) na parte de baixo. Depois, clique em "Investir" e selecione "Tesouro Direto"
Nessa área, você analisa as opções, os rendimentos, prazos de vencimento e outras informações relevantes.
Em "Todos os títulos", você consegue checar todos os ativos disponíveis e pesquisar de acordo com filtros.
Definida a melhor opção de investimento para você, basta clicar em "Aplicar" e informar o valor que quer investir.
Digite sua senha e seu investimento será processado. Você pode acompanhar todas as etapas no app.
Você pode comprar títulos do Tesouro Direto de forma bem simples, seguindo as orientações:
É todo o dinheiro que você tem aplicado em um ou mais investimentos no aplicativo do Nubank. O valor muda cada vez que você investe ou resgata um investimento. Para saber quanto esse dinheiro está rendendo, confira o valor em "Rendimento total":
O valor aplicado estará lá junto com as informações de quantidade, rendimento, proventos (se for o caso) e outros detalhes da sua aplicação.
Sim! Você pode refazer o seu teste de Perfil de Investimentos a qualquer momento. Para isso, basta seguir as orientações:
O valor de uma ação pode variar bastante ao longo do tempo e ser instável (volátil). Esse valor está sujeito a desafios e problemas internos das empresas ou mesmo do mercado em geral, e não há forma de prever, com certeza, se determinada ação vai valorizar ou não. Por isso, para investir em ações é muito importante entender esse risco e se preparar para eventuais perdas. Acreditamos que ações possam ser investimentos de longo prazo e que representem uma parcela do total de investimentos que faça sentido para o perfil de risco de cada investidor.
Investir dinheiro tem muitas regras e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é a responsável por verificar se elas estão sendo cumpridas. Se alguém ou alguma empresa não seguir essas regras, a CVM pode puni-los impedindo-os de investir por um tempo. Isso significa que pessoas e empresas que estão com essa punição não podem investir no Nubank até que ela acabe.