Perguntas?

Sobre o Cartão Nubank

Para quem é o Cartão Nubank?

O Cartão Nubank foi desenhado para todos que desejam uma experiência mais simples e transparente para gerir os seus gastos. As únicas restrições que temos são: ter no mínimo 18 anos, ser residente do Brasil e ter um smartphone que seja compatível com os nossos aplicativos para Android (versão 4 ou superior), iOS (versão 9 ou superior) ou Windows Phone (versão 8.1 ou superior).

Por que eu preciso de um smartphone?

Desenhamos o nosso produto, desde o seu cadastro inicial, para ser o mais simples e seguro possível, o que só é viável utilizando alguns recursos como a câmera do seu smartphone. Além disso, algumas funcionalidades bacanas, como o acompanhamento em tempo real dos seus gastos e do seu limite, só são possíveis através do celular.

Se meu pedido for aprovado, qual cartão receberei?

Nosso produto é o Cartão Nubank MasterCard® Gold. Isso significa que ele é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos no mundo todo que aceitam MasterCard® e te dá acesso a benefícios da bandeira.

Quem emite o Cartão Nubank?

O Cartão Nubank é emitido por nós mesmos. O Nubank é licenciado pela bandeira MasterCard® para a emissão de cartões de crédito no Brasil.

Quais são as tarifas do Cartão Nubank?

O Cartão Nubank não cobra anuidade ou qualquer outra tarifa. Como usamos canais 100% digitais e reduzimos a burocracia e a papelada ao máximo, não temos que bancar agências ou estruturas caras, e podemos repassar essas economias de custos para os nossos clientes não cobrando tarifas.

O Cartão Nubank possui algum programa de pontos?

Já estamos testando o nosso programa de recompensas Nubank Rewards®! Em breve ele estará disponível para que todos os clientes possam acumular pontos e apagar compras da sua fatura.

Além disso, nossos clientes podem cadastrar seus cartões no Surpreenda MasterCard® e começar a acumular pontos em todas as compras realizadas.

Quais são os benefícios do Cartão Nubank?

Os principais benefícios do Cartão Nubank estão ligados às funcionalidades disponíveis nos nossos aplicativos para celular e à simplicidade e transparência com que lidamos com os seus gastos. Tudo isso pode ser conferido na nossa página principal.

Sobre outros benefícios do Cartão Nubank, ainda podemos citar:

Como funciona o pagamento da fatura do Cartão Nubank?

Sem desperdício de papel! Enviamos a fatura por email para os clientes, que podem pagar o boleto pela internet, pelo aplicativo mobile do seu banco ou em qualquer agência bancária ou lotérica. Além disso, clientes Nubank também podem antecipar pagamentos e aumentar o valor disponível para compras antes do fechamento ou vencimento de suas faturas.

Como funciona a lista de espera para o Cartão Nubank?

A lista de espera é onde estão todos os pedidos que recebemos via site ou através de indicações. Todos esses pedidos passam por uma análise interna cadastral e de crédito e como estamos no início da nossa operação, ainda estamos desenvolvendo e calibrando os nossos modelos de análise. Por isso, a cada semana liberamos uma quantidade limitada de convites e testamos o comportamento de uso e pagamento de diferentes perfis de clientes.

Sendo assim, os convites não são liberados em ordem cronológica, mas de acordo com a análise do perfil de cada cliente e não é possível estimar um prazo para o recebimento do convite. Se você está na lista de espera, realmente agora é só aguardar – estamos fazendo o nosso melhor para poder responder a todos na lista de espera o mais rápido possível. Quer conhecer mais sobre nosso modelo de análise?

Não fui aprovado na análise do Nubank. Estou com o nome "sujo"?

Não. A partir de nossa análise, baseada em informações de bancos de dados públicos e em critérios próprios objetivos, geramos uma pontuação interna para entender quais possíveis perfis se encaixariam em nossa capacidade operacional naquele período.

A pontuação mínima para ter o cadastro aprovado pode mudar de acordo com os perfis que solicitaram o cartão no mesmo período. Além disso, novas informações e fontes de dados são incluídas constantemente em nossos modelos de análise, podendo influenciar essa pontuação.

Não se preocupe, não fazemos análise de risco de crédito para o mercado. Nossa atividade não deve ser confundida com "credit scoring" e, portanto, não ser aceito para ter o cartão Nubank não significa que você tenha alguma pendência em seu nome ou que ele esteja "sujo".

Como funciona o crédito rotativo e o parcelamento de fatura do Cartão Nubank?

O crédito rotativo é usado quando é feito um pagamento parcial da fatura, maior ou igual ao mínimo. De acordo com as novas regras do Banco Central, o rotativo pode ser usado por até um mês, ou seja, até o vencimento da sua próxima fatura. Depois desse período, oferecemos opções de parcelamento com juros mais baixos para os nossos clientes. Quer saber mais sobre como isso funciona?


Compras e saques internacionais

Qual é a cotação do dólar utilizada para compras e saques internacionais?

Usamos como referência o valor do dólar PTAX venda, divulgado pelo Banco Central, no dia do vencimento efetivo da fatura, acrescido de uma margem de 4%. Vale lembrar que em todas as compras e saques internacionais também é cobrado o IOF, que atualmente é de 6,38%.

O que são esses 4%?

É um valor cobrado nas compras e saques internacionais para cobrir custos adicionais que temos com essas transações. Entre esses gastos estão a compra e transferência internacional da moeda, o nosso pagamento adiantado das transações e outros custos com a bandeira do cartão.

Esse valor da margem só é cobrado no cartão Nubank?

Não. Quase todos os emissores de cartão de crédito cobram essa margem de seus clientes. Porém, não é possível saber quanto cada empresa cobra, já que o valor varia de acordo com o emissor do cartão.

Se tiver interesse, o Proteste, associação de defesa dos direitos do consumidor, divulgou algumas informações que podem te dar uma visão geral das cotações do dólar comercial observadas em diferentes emissores de cartão do mercado.

O que é o IOF?

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um tributo imposto pelo governo brasileiro que incide sobre operações de crédito, tais como todas as operações internacionais realizadas com cartões de crédito, débito ou pré-pago. Atualmente, o valor do IOF é de 6,38%.

O que é variação cambial?

É a diferença entre o valor que foi cobrado por uma transação internacional na sua última fatura e o valor final dela, que é definido apenas na data do vencimento efetivo da sua fatura. Essa diferença pode ocorrer caso o dólar no dia do vencimento esteja mais caro ou mais barato que o dólar no dia de processamento da compra. Se houver qualquer diferença, para mais ou para menos, ela é lançada na sua próxima fatura. Caso essa diferença seja positiva, ou seja, se o dólar subiu, lançamos um "Débito" de variação cambial. Caso contrário, se o dólar caiu, lançamos um "Crédito" de variação cambial, devolvendo o dinheiro que você pagou a mais.

E no caso de compras internacionais em outras moedas como Euro, Peso e etc?

Todas as compras realizadas em moedas estrangeiras que não sejam o dólar são convertidas para dólar pela própria bandeira. Recebemos, então, este valor já convertido e o aplicamos a conversão para Real, conforme descrito no item "Qual é a cotação do dólar utilizada para compras e saques internacionais?".


Sobre o Nubank

O que é o Nubank?

O Nubank é o emissor e administrador de um cartão de crédito com a bandeira MasterCard®, e tem como objetivo repensar a experiência dos clientes com cartão de crédito através do uso de novas tecnologias e design.

Como o Nubank ganha dinheiro se não cobra tarifas?

Ótima pergunta. Ganhamos dinheiro de duas maneiras:

  1. Quando o cliente realiza uma compra com o seu cartão, recebemos do estabelecimento um pequeno percentual desse valor;
  2. Quando o cliente opta por financiar parte do valor da sua fatura, recebemos juros sobre o valor que foi financiado.